Fruto do desejo de fundar no Brasil as bases da pesquisa em propulsão híbrida para aeronaves, o GCEME construiu no prazo de 2 anos o Laboratório de Propulsão Híbrido-Elétrica (LAPHE). Trata-se do primeiro laboratório desse tipo no hemisfério sul, com uma estrutura completa capaz de dar suporte a pesquisadores nas múltiplas áreas envolvidas.
A parceria com a FAPEMIG e o desejo da empresa EMBRAER de apoiar uma pesquisa para um cenário de 25 a 30 anos, foi o motivador para a UFJF apoiar na construção do laboratório. Dentro dele está sendo montado o banco de testes de um motor aeronáutico de propulsão híbrido-elétrica, com capacidade de executar e estudar arquiteturas séries, turbo-elétrica e puramente elétrica
Além de dar suporte à parceria com a empresa privada, o LAPHE fornece uma área para desenvolvimento de pesquisas para a pós-graduação em Engenharia Elétrica, e em Engenharia Mecânica Computacional da UFJF. Em paralelo novas parecerias com outras áreas do conhecimento estão sendo construídas. O laboratório também servirá para o desenvolvimento de pesquisas a nível de graduação, e para fortalecer o espaço laboratorial na Faculdade de Engenharia para ministrar aulas na pós-graduação e na graduação. Dessa forma será possível transformar o currículo acadêmico das Engenharias para formar futuros profissionais nas áreas demandadas pela indústria aeronáutica nacional.
Atualmente o GCEME está colaborando com o IFSUDESTE MG e a UNIFEI no Brasil, e com as Universidades Uppsala e Mälardalen na Suécia.