A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, nesta sexta-feira, 29, a visita de comitivas da Embraer S/A e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Os executivos conheceram as futuras instalações do primeiro Laboratório de Propulsão Híbrido-Elétrica do Brasil, que está sendo construído na Faculdade de Engenharia Elétrica, no campus universitário.

A iniciativa pioneira é encabeçada pelo Grupo de Conversão Eletromecânica de Energia (GCEME), cujo gestor e coordenador é o professor Manuel Arturo Rendón Maldonado. O Grupo nasceu da cooperação entre pesquisadores de vários cursos de Engenharia na UFJF e, atualmente, trabalha no projeto “Montagem de Banco de Ensaios para Propulsão Aeronáutica Híbrido-Elétrica”, que conta com o apoio das duas instituições visitantes.

A construção do laboratório, com um aporte financeiro de R$ 400 mil, oriundo de recurso próprio da Universidade, visa fortalecer e ampliar a base de conhecimento em sistemas de propulsão híbrido-elétricos em três topologias, além de estabelecer parcerias com universidades, centros de pesquisa e fabricantes de aeronaves e sistemas para a aviação. Também são objetivos a construção de bases para um ambiente favorável a pesquisas no setor aeronáutico, a implementação futura de um sistema de propulsão híbrido-elétrico em uma aeronave de pequeno porte, além da contribuição para o desenvolvimento da ciência e da indústria no setor aeronáutico e áreas correlatas.

Iniciativa estratégica

“A visita foi importante para a Instituição e para os organizadores do projeto. A embraer veio com a responsabilidade de fazer o acompanhamento do cronograma executivo e fez uma série de sugestões de aperfeiçoamento, a exemplo de uma gestão de risco, que deverá ser feita até a entrega do laboratório, por volta de outubro de 2020. Com esse plano de gestão de risco, procura-se mitigar os possíveis problemas, fazer uma prevenção, calcular os riscos. Também foram pertinentes os acordos fechados com a Fapemig, co-financiadora do projeto”, afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFJF, Mônica Ribeiro de Oliveira, que recebeu as comitivas ao lado do diretor de Inovação da Universidade, Ignacio Delgado.

No início da manhã, os visitantes acompanharam uma apresentação do projeto pela equipe de pesquisadores, que contemplou os gastos orçamentários da gestora e uma discussão dos resultados e do andamento da iniciativa. Após o almoço, as comitivas visitaram as dependências do futuro laboratório, na Faculdade de Engenharia Elétrica.

Segundo Mônica, a iniciativa é considerada estratégica pela gestão da Universidade. “A Embraer demonstrou interesse na sua finalização e potencialização, para que se abram outras oportunidades de produção de conhecimento e de desenvolvimento de outros produtos voltados para a indústria da aviação. É muito importante para a UFJF entrar neste mercado, além das possibilidades que abre, em termos de novas alternativas para a nossa pesquisa, para os nossos alunos e professores. Estamos muito interessados no êxito desta parceria.”