Título: Manifestações da linguagem híbrida no design contemporâneo: fundamentos e aplicações
Autor: Frederico Braida e Vera Lúcia Nojima.
Editora: Ed. PUC-Rio; Design Monnerat
Cidade: Rio de Janeiro; São Gonçalo
Ano: 2019
ISBN: 978-85-8006-272-4; 978-85-93488-04-7
Texto de apresentação do livro:
Neste livro, buscamos evidenciar que os hibridismos no campo do design se manifestam através da linguagem dos produtos e se revelam por meio das formas, dos significados e das funções. Assim, a investigação de como os processos de hibridização se constituem no campo do design partiu das premissas de que (1) design é linguagem e (2) as linguagens na contemporaneidade têm-se manifestado cada vez mais por meios híbridos.
A tipologia da linguagem híbrida do design discutida nesta obra serve tanto como um mapa orientador para classificação e compreensão dos substratos lógicos subjacentes à linguagem dos produtos postos em circulação, quanto um repertório intelectual ao qual os designers podem recorrer no ato da projetação de produtos que se manifestem como híbridos. Não se trata de impor regras, mas de buscar desenvolver razões que sejam relevantes para o campo do design.
Ao lado de outros dois livros dos mesmos autores, intitulados “Por que Design é linguagem” e “Tríades do Design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função”, esta obra constitui-se no coroamento do conjunto de três publicações que podem ser compreendidas como complementares e que contribuem para o estudo do design na contemporaneidade.
O livro é fruto da tese de doutorado e de uma pesquisa de pós-doutorado do primeiro autor (Frederico Braida, professor da UFJF), sob a orientação da segunda autora (Vera Lúcia Nojima, professora da PUC-Rio). A tese recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses na área de Arquitetura, Urbanismo e Design em 2013.
Como citar:
BRAIDA, Frederico; NOJIMA, Vera Lúcia. Manifestações da linguagem híbrida no design contemporâneo: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Gonçalo: Design Monnerat, 2019.