Hibridismo e Traduções…

Pesquisa: Hibridismo e Traduções Intersemióticas entre Arquitetura, Urbanismo e Design de moda.

Período: 2014 – 2015

Orientandos: Ashiley Adelaide Rosa; Izabela Ferreira e Silva; Victor Martins; e Jade Uchoas.

Orientador: Frederico Braida

Resumo:

Espera-se que a pesquisa possa, minimamente, suprir a lacuna evidenciada, de sistematizar as possibilidades de hibridismos entre arquitetura, urbanismo e design na contemporaneidade, revelando as possibilidades de tradução intersemiótica entre esses universos. Sendo assim, almeja-se que a presente pesquisa dê subsídios para outras investigações, a partir da apresentação do estado da arte, bem como instrumentalize a atuação projetual de arquitetos, urbanistas e designers de moda.

Para a consolidação e ampliação da pesquisa, vislumbra-se a criação de uma disciplina optativa, direcionada, preferencialmente, para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e dos cursos do Instituto de Artes e Design. Vislumbra-se, também, a produção de um artigo científico que possa ser submetido a um congresso e/ou revista acadêmica, o qual apresente o estado da arte levantado a partir da pesquisa bibliográfica e iconográfica e as categorias resultantes das conclusões dos estudos levados a cabo pelo grupo de pesquisa.