Curso de Arquitetura e Urbanismo completa 20 anos comemorando conquistas

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF comemora 20 anos formando profissionais especializados em tornar espaços mais funcionais, atraentes e humanizados. O aniversário é considerado pelos professores como um marco, pois o momento é de expansão e aprimoramento dos laboratórios, disciplinas, docentes e projetos de extensão.

Com ampla experiência em diversos segmentos do mercado, como arquiteto, ilustrador e artista gráfico, Jorge Arbach começou a dar aulas no curso de Arquitetura para a terceira turma, em 1994. “Felizmente consegui trazer para a academia, naquele momento, uma mudança de olhar. O perfil de Juiz de Fora antes cristalizado em aspectos técnicos hoje torna-se mais refinado e artístico”, conta.

Além de mestres experientes, fazem parte do quadro de docentes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, egressos da graduação, como os professores Luciane Tasca, Emanuel Pedroso e Mônica Olender, responsáveis pela Comissão que organiza as comemorações de aniversário.

Paralelamente aos eventos de comemoração, o projeto “Memória do Curso de Aquitetura e Urbanismo nos seus 20 Anos de Existência (1992 a 2012)”, orientado pelo professor Antônio Agenor Barbosa, segue com o objetivo de criar um acervo que retrate a história do curso.

Motivos para comemorar

De acordo com a professora Luciane, a Arquitetura da UFJF tem motivos de sobra para comemorar esses 20 anos. “Existe um processo crescente de entrada e atuação do arquiteto em locais e funções de novos espaços, como na área hospitalar, arte gráfica, design de interiores e projetos governamentais”, pontua Luciane.

Além disso, o Departamento de Arquitetura da UFJF, através dos docentes, tem representação em órgãos da Prefeitura de Juiz de Fora, como o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (COMPPAC) e a Comissão Municipal de Uso e Ocupação do Solo (COMUS).

“Os acadêmicos e os arquitetos e urbanistas formados pela UFJF estão nos principais escritórios de engenharia e arquitetura, construtoras, prefeituras e hospitais de Juiz de Fora e região”, afirma Mônica Olender.

Atualmente, 300 alunos cursam mais de 50 disciplinas (12 teóricas e 40 práticas), sendo 30 ministradas pelos 24 docentes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e as demais oferecidas pela Faculdade de Engenharia e pelos Institutos de Artes e Design e Ciências Humanas.

Os números, para a coordenadora do curso, Letícia Zambrano, “representam os avanços que a Arquitetura tem conseguido, tanto em aspectos didáticos quanto de infraestrutura”.

História

Em 1985, o Clube de Engenharia de Juiz de Fora solicitou formalmente à UFJF a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo com a justificativa de suprir uma demanda de profissionais capazes de organizar o espaço urbano e arquitetônico da cidade.

Com isso, em 1987, criou-se uma comissão composta por professores e acadêmicos, que definiram a grade curricular, permitindo a concretização do curso em 1992.

A implantação do currículo foi feita sobre os moldes do curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi solicitada a criação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, implementado em 1995, formado por seis professores e prevendo a criação de algumas disciplinas.

Em 1999, o curso foi reconhecido. Em 2000, terminaram as reformas nos galpões da Faculdade de Engenharia, ampliando as dependências do curso e atendendendo às necessidades do projeto pedagógico, onde era prevista a criação de laboratórios de informática, tecnologia, conforto ambienal, além da implementação do acervo bibliográfico.

O currículo vigente foi desenvolvido em 1998, mas vem passando por um processo de reformulação que deve culminar com a implantação da nova grade em 2013.

Fonte: site da UFJF