Hibridismo no design é tema de tese defendida por professor da Arquitetura

Múltiplas formas, significados e funções estão presentes em todo produto do design, independentemente de sua modalidade? Esta indagação é determinante para o argumento do professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Frederico Braida Rodrigues de Paula. Com os exemplos estudados, o docente respondeu afirmativamente: qualquer produto se revela como híbrido.
Tais desdobramentos encerram a tese de doutorado, intitulada “A linguagem híbrida no design: um estudo sobre as manifestações contemporâneas.” O trabalho, realizado no Programa de Pós-graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), foi defendido no dia 12 de abril, sendo aprovado sem restrições.
Enfocando os três tipos básicos de hibridismos (sintático, semântico e pragmático), o ineditismo da pesquisa versa sobre comunicação, cultura e arte, mais especificamente sobre a semiótica dos objetos. Desde os primórdios, a hibridização caminha com a história da humanidade. “Somente na contemporaneidade conseguimos compreendê-la como categoria analítica. Ainda que não seja projetado como híbrido, todo produto apresenta um hibridismo latente.”

Professor concluiu em sua tese de doutorado que qualquer produto se revela como híbrido
Segundo o recém-doutor, alguns produtos, analisados no trabalho, exemplificam claramente as modalidades híbridas. Os smartphones, o Ipad e o Iphone possuem o hibridismo pragmático, relacionado à função e ao uso. Um famoso espremedor de limão de Philippe Starck é tudo, menos utensílio doméstico, demonstrando um hibridismo semântico. “Foi concebido como escultura, um objeto de arte. Ele ganha significados agregados.” O design de hipermídia fecha a lista com a reunião de imagem, som e texto, de forma a denotar o hibridismo formal.
E onde entra a arquitetura nessa linguagem estudada por Frederico? “A tese é um instrumento tanto para leitura e análise, quanto para a projetação. Por exemplo, o projeto de interiores comerciais têm se destacado pela essência híbrida característica, pois junta visual, mais a marca e a percepção afetiva, com cheiro e trilha sonora.”
Outras informações: 2102 3428 (Departamento de Arquitetura e Urbanismo)