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Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação discute desafios e perspectivas para o ensino superior no Brasil

Sediado na Universidade Federal de Pernambuco, o 35º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação ocorreu no dia 14 de dezembro, reunindo representantes de Universidades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Centros Universitários. O evento também possibilitou a participação remota por meio da transmissão simultânea no canal da UFPE no YouTube. A mesa de abertura contou com a presença dos representantes da universidade sede: o reitor Alfredo Macedo Gomes, a pró-reitora de Graduação, professora Magna do Carmo Silva, e o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, professor Zionam Euvécio Lins Rolim. Também compuseram a mesa o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor Marcelo Carneiro Leão, a reitora do Instituto Federal da Paraíba, professora Mary Roberta Meira Marinho, o presidente do ForGRAD 2022, professor Cassiano Caon Amorim, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e o vice-presidente do ForGRAD 2022, professor Assis Leão Silva, do Instituto Federal de Pernambuco.

Na abertura, o presidente do Fórum falou sobre a importância do ForGRAD enquanto canal de aproximação entre instituições plurais, diversas, com o governo e com outras instituições como o Conselho Nacional de Educação, em que os representantes são chamados a participar. “Estou aliviado por estar agregando aqui neste auditório uma parte que eu posso dizer pequena da diversidade que compõe o cenário dos gestores e das gestoras do ensino superior no Brasil, mas posso dizer que ela é muito representativa”, ressaltou Amorim. “Acho que essa diversidade que nos reúne é que traz a riqueza para o fórum, exatamente porque conseguimos olhar para o ensino superior de maneira geral e particularmente para o ensino de graduação, trazendo os desafios colocados para formar quadros no ensino superior a partir das múltiplas realidades, além da própria diversidade regional também tão rica e tão diversa presente nesse imenso país”, completou. A professora Mary Marinho falou de sua satisfação em participar do que considera o “ressurgimento” do ForGRAD, após os últimos anos de crise política, econômica, pandêmica e dos reveses sofridos pelas instituições de educação. O reitor Marcelo Leão destacou não existir “nenhum outro caminho para o desenvolvimento de um país e para redução das desigualdades sociais se não os caminhos da educação e da ciência”.

Ainda no turno da manhã, a mesa redonda composta pelo reitor Alfredo Gomes, a pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitorias Vieira Almeida de Sá, e a pró-reitora de Ensino da UEMS, Maria José de Jesus Alves Cordeiro, teve como tema de discussão “O Ensino Superior no Brasil do Presente: Desafios e Perspectivas”. A mediadora da mesa, pró-reitora de Graduação da UFRPE e coordenadora do Cograd-Andifes, Maria do Socorro de Lima Oliveira, fez referência ao esforço feito durante a pandemia para manterem o ForGRAD vivo e disse haver uma perspectiva bastante positiva na retomada dos trabalhos neste 35º Fórum.  A convidada Maria das Vitórias Sá  apresentou a estrutura e as ações realizadas na UFRN, ressaltando os desafios do orçamento, bem como das consequências trazidas pela pandemia. “Precisamos olhar esses estudantes que estão entrando na universidade, os que precisam entrar, porque esse é o nosso papel”, destacou Sá. A professora Maria José Cordeiro também apresentou as ações promovidas pela instituição que representa, chamando atenção para o pioneirismo das universidades estaduais na criação de cotas para negros, sendo a UEMS a primeira a ter, por meio de lei, cotas para indígenas nos cursos de graduação. De acordo com Cordeiro, o maior desafio é o acesso dos estudantes, nisso compreendido o ingresso, a permanência e a conclusão do curso. “Nós não podemos mais viver na redoma, a universidade não é mais aquela que todo mundo pensava”, destacou. Finalizando o debate, o professor Alfredo Macedo abordou a dificuldade financeira vivenciada pelas instituições de educação superior e o desafio de colocar recursos adequados de forma consistente e com previsibilidade para os próximos anos. Outros pontos de destaque na mesa foram os desafios relacionados às vagas ociosas, a interação do ensino superior com o novo ensino médio, e a acessibilidade pedagógica.

A programação da tarde teve início com a entrega da placa de homenagem à professora Mary Marinho, presidente do ForGRAD no biênio 2018/2019, pela dedicação e empenho pela qualidade do ensino superior brasileiro. “Estamos num momento importante para o país, em que a gente precisa consolidar sonhos passados e enfrentar esses desafios”, disse a homenageada, referindo-se aos assuntos discutidos pela manhã. Na sequência, o evento contou com as apresentações do que havia sido discutido nas coordenações regionais do ForGRAD. Os principais assuntos levantados foram: a permanência dos alunos e redução da evasão, a política de formação de professores, a curricularização da extensão, o novo ensino médio, o ensino híbrido, o impacto das novas diretrizes curriculares para as licenciaturas, o financiamento da extensão, a representação do ForGRAD em outros fóruns e a mobilização dos pró-reitores de graduação para participarem dos debates.

O encontro foi finalizado com a proposição da construção de uma carta de posicionamento do ForGRAD e a eleição dos novos representantes deste Fórum. Foram eleitos presidente e vice-presidente, Assis Leão Silva (IFPE) e Shirley Grazieli da Silva Nascimento (Unipampa). As coordenações regionais ficaram definidas em votação da seguinte forma:

Regional Nordeste

Coordenadora: Gabriela Sousa Rêgo Pimentel – Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Vice-coordenadora: Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque Lima – Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

Regional Sudeste

Coordenador: Dilnei Giseli Lorenzi – Universidade São Francisco (USF)

Vice-coordenadora: Cristiane Medina Finzi Quintão – Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Regional Norte

Coordenadora: Verônica Ribeiro da Silva Cordovil – Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Regional Centro-Oeste

Coordenadora: Kamila Rodrigues Coelho – Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Vice-coordenadora: Maria José de Jesus Alves Cordeiro – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Regional Sul

Coordenadora: Maria Josele Bucco Coelho – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Vice-coordenadora: Paula Dal Bó Campagnolo – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)