FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO – FORGRAD
CARTA DO RECIFE
O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação – FORGRAD – congrega as pró-reitoras e pró-reitores de graduação das universidades, institutos federais, centros universitários e faculdades brasileiros, com o objetivo de contribuir na propositura de diretrizes que permitam o fortalecimento do ensino na graduação e a implementação de políticas públicas, que visem ao pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e com a sociedade civil.
Reunidos no 35° Encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação – FORGRAD, na cidade de Recife – PE, no dia 14 de dezembro de 2022, representando os múltiplos segmentos dos sistemas de ensino e interlocutores dos segmentos federal, estadual, municipal, privado e comunitário, os membros do Fórum confirmam mais uma vez o compromisso com o ensino de graduação de qualidade, emancipador do sujeito como protagonista da sua história, com o desenvolvimento ético, político e social em prol da nação.
Destaca-se que a sociedade brasileira está diante de um novo momento político e, diante da responsabilidade desse Fórum, entendemos a urgência de influenciar a pauta das políticas públicas para educação, colocá-las em evidência nos seus objetivos programáticos, com recursos garantidos para fomento e sustentabilidade virtuosa de todo o sistema educacional.
O presente documento destaca uma lista com uma série de proposições políticas e compromissos que o FORGRAD entende como decisivos para o futuro da educação superior no Brasil, quais sejam: desenvolvimento de um plano nacional de graduação; respeito a autonomia das universidades; reconhecimento da diferença e diversidade institucional na educação superior; política ampla de incentivo às licenciaturas; redução das assimetrias regionais no ensino superior; expansão de ações inclusivas na graduação; valorização da carreira e formação docente; articulação entre a graduação, o ensino médio e a pós-graduação; diálogo a respeito da efetividade acadêmica e social dos Cursos Superiores de Tecnologia; estímulo ao trabalho em redes nos distintos segmentos de ensino; fomento ao uso de tecnologias educacionais em larga escala; diálogo propositivo dos agentes governamentais com a comunidade universitária, seus fóruns de representação e a sociedade civil; política de ingresso, permanência e êxito que garanta o acesso à educação superior e o engajamento estudantil; aprimoramento da política de avaliação e regulação da educação superior; financiamento público da graduação; nomeação de quadros qualificados para composição nos espaços de gestão das políticas públicas brasileiras; e políticas de incentivo à inovação, à pesquisa, à ciência e à cultura no âmbito do ensino na graduação.
Nesta condição, o FORGRAD oferece todo o seu disposto intelectual e experiências nas instituições de ensino superior para apoiar a efetivação das políticas e melhorias dos processos para o desenvolvimento do país e o futuro das novas gerações.
Recife – PE, Brasil, 14 de dezembro de 2022.
Diretoria Nacional
Presidente
Cassiano Caon Amorim – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Vice-Presidente
Assis Leão Silva – Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
Coordenações Regionais
Região Sudeste
Coordenador – Dilnei Lorenzi – Universidade São Francisco (USF)
Vice-Coordenadora – Ligia Ajaime Azzalis – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Região Nordeste
Coordenador – Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo – Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Vice-Coordenadora – Isabel Ibarra Cabrera – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Região Norte
Coordenador – Eduardo José Cezari – Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Vice-Coordenadora – Rosária Helena Ruiz Nakashima – Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Região Centro-Oeste
Coordenador – Diêgo Madureira de Oliveira – Universidade de Brasília (UnB)
Região Sul
Coordenadora – Shirley Grazieli da Silva Nascimento – Universidade Federal do Pampa (Unipampa)