Os ajustes de matrícula serão feitos mediante formulário específico enviado pela coordenação de curso. As solicitações ocorrerão seguindo as datas previstas no calendário da UFJF.
IMPORTANTE: Solicitações feitas por e-mail ou via SAU não serão atendidas.
As solicitações de ajuste não são atendidas por ordem de chegada e sim por período/fase de solicitação, conforme calendário abaixo.
02/03 até 05/03/2023: Primeira fase de solicitação de ajuste ONLINE.
09/03 até 12/03/2023: Segunda fase de solicitação de ajuste ONLINE.
Até dia 11/03/2023: Resultado da primeira fase do período de ajustes ONLINE (pedidos realizados entre 02/03 e 05/03).
Até dia 17/03/2023: Resultado da segunda fase do período de ajustes ONLINE (pedidos realizados entre 09/03 e 12/03/2022).
Cada formulário permite realizar APENAS UM pedido de ajuste de disciplina por vez, mas você pode preencher o formulário quantas vezes forem necessárias. Lembrando que desde o último período, há mais três campos no formulário, um campo obrigatório para preenchimento do índice de rendimento acadêmico (IRA) que pode ser checado em “calcular IRA” ou no histórico escolar do aluno no SIGA, o campo obrigatório sobre a situação na disciplina em que estão solicitando ajuste (se a disciplina nunca foi cursada por você, se já foi cursada e reprovou por nota, se foi cursada e reprovou por frequência ou se trancou a disciplina) e um campo opcional para descrever como deseja que a coordenação proceda em caso de choque de horário (mais explicações abaixo). As informações prestadas pelos discentes sobre o IRA e a situação na disciplina serão checadas.
Passo a passo para checar o IRA no SIGA: Acadêmico -> Aluno -> Histórico Escolar ou Acadêmico -> Aluno -> Calcular IRA -> Calcular IRA. Não arredondar o IRA ao preencher o formulário.
Ressalta-se que o sistema não permite de maneira alguma que seja feita matrícula caso haja choque de horário entre as disciplinas. Cabe ao aluno verificar se haverá choque de horário antes de solicitar ajuste de matrícula. Caso o discente verifique que há choque de horário, ele deverá preencher o campo específico para isso ao final do formulário.
Segue um exemplo de preenchimento desse campo do formulário: a disciplina “zzz (substituir pelo nome da disciplina)” que quero me matricular, coincide horário com a(s) disciplina(s) “yyyy (substituir pelo nome da(s) disciplina(s))”, caso seja possível me matricular na disciplina “zzz”, autorizo o cancelamento da minha matrícula na(s) disciplina(s) “yyyy”.
A coordenação não enviará e-mail individual em caso de choque de horários. Caso haja choque de horários e o aluno não preencha esse campo, a solicitação não será atendida, mesmo que haja vaga disponível na disciplina.
Em todos os casos, as matrículas estarão condicionadas à existência de vagas na referida disciplina, respeitados os critérios estabelecidos no RAG.
Cabe reforçar que o prazo final de solicitação de ajuste de matrícula é dia 12/03/2023, para que a coordenação tenha tempo hábil para realizar os ajustes no sistema.
O ajuste de matrícula será apenas para as disciplinas do curso de Fisioterapia (as mesmas do horário linear). Para demais disciplinas que porventura tenham vagas ociosas, as matrículas estarão condicionadas à existência de vagas nas referidas disciplinas, respeitados os critérios estabelecidos no RAG.
Não serão enviados e-mails individuais com o resultado do ajuste de matrícula, cabendo aos discentes checar no SIGA se a solicitação foi atendida ou não.
De acordo com o RAG, não há garantia de matrícula no período de ajuste.
Neste período está previsto no calendário acadêmico a matrícula em disciplinas com vagas ociosas, realizada pelos Coordenadores, para o dia 20 de março. Sendo assim, no dia 19 de março os alunos receberão o link de um outro formulário para solicitarem matrícula em disciplinas que não estão no horário linear da Fisioterapia, caso desejem.