Curricularização da Extensão

Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes do curso de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) debateram na última sexta-feira, 7, a reformulação do currículo do curso a partir de 2023.

O encontro realizado na Sala 1 da Clínica Escola do curso discutiu principalmente a curricularização da Extensão e Estágios, seguindo a Resolução 75/2022 do Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da UFJF que estabelece normas para a inserção da extensão nos currículos de graduação da instituição. A decisão do Congrad assegura o cumprimento mínimo de 10% da carga horária dos cursos em participação discente em atividades extensionistas.

De acordo com a coordenadora do curso, Thaís Santos Contenças, buscou-se “debater sobre o currículo ideal do futuro profissional fisioterapeuta, ampliando o olhar sobre a complexidade do fazer em saúde, com base em competências profissionais, com participação da comunidade em sua construção, com olhar para as necessidades da população e que seja flexível para permitir que o curso possa construir seu desenho curricular baseado em suas possibilidades, porém garantindo conhecimento necessário para atingir o perfil almejado”.

Uma nova reunião, agendada para o dia 21 de outubro, abordará as disciplinas ofertadas no curso e as possibilidades de atividades remotas no novo currículo.