Fechar menu lateral

INICIAL

Data: 1 de dezembro de 2014

Fisiologia é o estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, bem como dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.

Na Fisiologia se estuda o funcionamento dos sistemas celulares e orgânicos (nervoso, muscular, endócrino, cardiovascular, respiratório, digestório e urinário), bem como suas interações entre si e com o meio ambiente.

O termo “fisiologia” foi criado por Jean Fernel.

Jean François Fernel (Fernelius, em latim) (1497, Montdidier—1558, Fontainebleau) foi um médico francês que cunhou o termo “fisiologia” para descrever o estudo das funções corporais. Foi a primeira pessoa a descrever o canal medular. A cratera lunar Fernelius foi batizada em sua homenagem.

Nos anos 1500s, Fernel sugeriu que a gordura poderia ativar as papilas gustativas humanas, mas os cientistas rejeitaram a ideia até que um estudo recente conduzido pela Purdue University em 2001 provou que isso era plausível.

Fernel nasceu em Montdidier e após realizar a educação básica em sua cidade natal, entrou para o Colégio de Sainte-Barbe, Paris. Inicialmente, dedicou-se aos estudos matemáticos e astronômicos; sua Cosmolheoria (1528) registra a determinação com precisão de um grau do meridiano, à qual ele chegou contando as voltas das rodas de sua carruagem numa viagem entre Paris e Amiens.

Mas, a partir de 1534, ele passou a dedicar-se inteiramente à medicina, na qual se formou em 1530. Sua extraordinária cultura geral, o talento e o sucesso com os quais tentou reviver o estudo dos antigos médicos gregos, granjeou-lhe grande reputação e por fim, o cargo de médico da corte. Ele exerceu a profissão com grande êxito e, quando sua morte, em 1558, deixou imensa fortuna.

 

 Observação: As cinco primeiras imagens que ilustram o cabeçalho desse site são da série Unheimlich de autoria do artista plástico Walmor Corrêa (http://www.walmorcorrea.com.br). A imagem seguinte é do acervo Anatomia das Paixões “Orelhas de Da Vinci”, 2011, de autoria do artista Fernando Pizarro (http://anatomiadaspaixoes.blogspot.com.br/).