Você conhece algum brinquedo movido à corda ou fricção? Você sabe como esses brinquedos funcionam?
Vamos construir um brinquedo que apresenta o mesmo princípio de funcionamento desses outros.
Para a construção do disco flutuante, vamos precisar de:
-
01 Lata de refrigerante vazia;
-
01 Elástico (daqueles usados para prender dinheiro);
-
01 Parafuso pesado (que caiba na boca da lata);
-
01 Palito de churrasco;
-
Barbante;
-
01 Prego grosso;
-
01 Martelo.
Como fazer?
Usando o prego e o martelo, faça um furo no fundo da lata.
Amarre o elástico no parafuso, numa posição mais afastada da cabeça, conforme a figura ao lado.
Passe o barbante pelo furo feito no fundo da lata, até que sua ponta saia pela boca da lata do outro lado. Amarre a ponta do barbante no elástico e, em seguida, puxe o dispositivo (elástico com parafuso) para dentro da lata, tomando o cuidado de segura a outra ponta do elástico do lado de fora.
Coloque um pedaço de palito de churrasco em cada uma das pontas do elástico de modo a não permitir que elas entrem para dentro da lata. Se quiser, você pode cobrir os palitos com uma fita crepe.
Coloque a lata sobre o chão da sala, role-a levemente para frente e observe o que acontece.
Para esconder o segredo, você pode encapar e decorar o seu brinquedo, tomando o cuidado para não deixar calos ou saliências na superfície circular da lata.
Saiba mais…
Quando esticamos ou torcemos um elástico e soltamos em seguida ele tende a voltar para sua condição inicial. Isso acontece porque o “trabalho” que realizamos é transmitido para borracha do elástico numa forma de energia que denominamos: energia potencial elástica. Essa energia faz com que o elástico adquira a capacidade para realizar outro trabalho. Por isso, quando liberamos o elástico ele encolhe ou distorce “sozinho”. É isso que acontece, por exemplo, quando usamos um estilingue ou um simples elástico para arremessar uma pedra ou um pedacinho de papel. A energia do trabalho que realizamos ao puxar o elástico é transmitida para pedra que é arremessada com grande velocidade.
No caso da nossa “lata maluca”, quando ela rola o parafuso pendurado em seu interior faz o elástico torcer, transformando a energia do movimento em energia potencial elástica até que a lata pare. Neste momento, a energia que está acumulada no elástico faz a lata rolar de volta, ou seja, ela é transformada novamente em energia de movimento, também chamada de energia cinética.
Projeto Brincando com a Física
Textos e livros sobre brinquedos científicos
Links para outros sites com propostas de brinquedos científicos