Como são formadas as imagens daquilo que vemos com nossos olhos?
Vamos construir um brinquedo cujo princípio de funcionamento se assemelha ao olho humano.
Para a construção da câmara de orifício, vamos precisar de:
-
01 Lata refrigerante (ou de leite em pó);
-
01 Pedaço de papel vegetal;
-
01 Pedaço de papel cartão preto;
-
01 Tesoura;
-
01 Prego fino;
-
01 Martelo;
-
Fita adesiva;
-
Abridor de lata (não será necessário caso use a lata de leite em pó).
Como fazer?
Com um prego bem fino, faça um furo no fundo da lata.
Com a ajuda de um abridor de lata, retire a tampa superior da lata (aquela que possui o lacre de abertura), com CUIDADO para não se cortar. Se necessário peça a ajuda de um adulto.
Recorte um pedaço de papel vegetal com diâmetro um pouco maior que a abertura da lata e prenda-o com a fita crepe na abertura da lata.
Utilizando a lata como medida, faça um canudo com o papel cartão preto de tal forma que a lata possa ser encaixada dentro dele com o mínimo de folga, como mostra a figura. Prenda o canudo com um pedaço de fita crepe, para ele não desenrolar.
Encaixe a lata no canudo de papel cartão com o papel vegetal voltado para dentro e está pronto o seu brinquedo.
Utilizando o dispositivo como uma luneta, coloque o olho no tubo de papel e procure apontar o furinho que está no fundo da lata para objetos bem iluminados. Observe como aparecem as imagens projetadas no papel vegetal.
Saiba mais…
O olho humano se assemelha a uma câmara de orifício. A luz que vem dos objetos atravessa a córnea (que é principal lente do nosso olho), entra pela pupila (aquela “bolinha” preta no meio da íris, que é a parte colorida do olho) e chega no fundo do olho, numa região denominada retina, onde a imagem é formada. Essa imagem, assim como na sua câmara de orifício, é invertida. Cabe ao nosso cérebro o papel de “ler” as informações que chegam à retina e convertê-las nas imagens que vemos.
Projeto Brincando com a Física
Textos e livros sobre brinquedos científicos
Links para outros sites com propostas de brinquedos científicos