O que faz a gente escorregar? Você já parou para pensar nisso?
Vamos construir um brinquedo que nos ajuda a entender um pouco mais sobre o processo de interação entre as superfícies e o porquê de a gente de vez em quando tomar um escorregão.
Para a construção do disco flutuante, vamos precisar de:
- 01 CD ou DVD (descartado);
- 01 Seringa de 05 ml (ATENÇÃO: sem agulha);
- 01 Tampinha de refrigerante pet;
- 01 Prego grosso;
- 01 Elástico;
- 01 Balão;
- Martelo;
- Cola quente (ou cola de silicone).
Como fazer?
Utilizando o prego, faça um furo na tampa de refrigerante, de um tamanho que permita encaixar a ponta da seringa com firmeza e sem folga.
Corte a parte da ponta da seringa, com uma altura de aproximadamente 03 cm, e prenda nela o balão com o elástico, conforme mostra a figura.
Utilizando a cola quente (ou cola de silicone), cole a tampinha de refrigerante no centro do CD. Deixe secar bem e depois encaixe a ponta da seringa com o balão acoplado no furo da tampinha, conforme a figura ao lado, e verifique se o sistema todo está bem fixo.
Retire a seringa e sopre pela sua ponta para encher o balão. Segure a boca do balão de modo a não deixar o ar escapar. Depois, encaixe o dispositivo novamente (sem deixar o ar escapar do balão), coloque o CD sobre uma superfície plana e lisa e dê um pequeno empurrão.
Observe o que acontece com o movimento do dispositivo enquanto o ar escapa pela parte de baixo do CD.
Saiba mais…
Para que a gente caminhe é necessário que haja interação (contato) entre a sola dos nossos pés (ou do calçado) e o chão. É essa interação que garante o atrito necessário entre as superfícies para atuação das forças de ação e reação que nos permitem andar normalmente. Se não houvesse esse atrito não poderíamos caminhar. Ficaríamos “patinando” sempre no mesmo lugar e nossa locomoção seria quase impossível.
Quando você libera o fluxo de ar do balão e empurra o disco, o ar que escapa forma uma camada entre a superfície do CD e o chão, diminuindo bastante o atrito. Isso faz com que o disco deslize com grande facilidade, mantendo o movimento por um bom tempo.
Quando escorregamos acontece algo parecido, ou seja, alguma coisa se interpõe entre nossos pés e o chão – como uma camada de água, uma terra solta, ou, até mesmo, uma casca de banana… – reduzindo o atrito e provocando o escorregão.
Projeto Brincando com a Física
Textos e livros sobre brinquedos científicos
Links para outros sites com propostas de brinquedos científicos