Trabalhado por Pibid Física Presencial
Introdução
Utilizamos a metodologia de ensino por investigação (Carvalho, A.M.P., 2013), com o intuito de investigar a capacidade de estudantes do ensino básico de desenvolverem um pensamento crítico sobre conteúdos de mecânica. A proposta será trabalhar conceitos de cinemática através de gráficos de movimento uniforme e movimento uniformemente variado.
Tomando como pressupostos os PNC foi trabalhado: ARTICULAÇÃO DOS SÍMBOLOS E CÓDIGOS DA C&T, em que o objetivo era construir sentenças ou esquemas para a resolução de problemas, construir tabelas e transformá-las em gráfico, para, por exemplo, descrever o consumo de energia elétrica de uma residência, o gasto de combustível de um automóvel, em função do tempo, ou a posição relativa do Sol ao longo do dia ou do ano. Compreender que tabelas, gráficos e expressões matemáticas podem ser diferentes formas de representação de uma mesma relação.
Tipo de Atividade: Exercícios.
Objetivo da atividade: Mostrar aos estudantes do ensino básico a aplicação do conteúdo, com o intuito de investigar a capacidade destes a desenvolverem um pensamento crítico sobre conteúdos de cinemática.
Metodologias
A atividade foi feita da seguinte maneira:
- Individual;
- Foram usadas 4 aulas de 40 minutos;
- Material de apoio usado: exercícios impressos.
Esperamos que o aluno desenvolva um pensamento mais consciente e crítico, que consiga conceber a formulação de teorias científicas através de hipóteses para solução de problemas. E que os de uma maneira mais ampla desenvolvessem maior interesse no estudo de Física.
Descrição da Atividade Desenvolvida
Nas aulas foram dadas aos alunos exercícios sobre gráficos para que eles pudessem montá-los e entendê-los. Na primeira aula as atividades foram feitas individualmente para que na segunda aula fossem discutidos os exercícios propostos. Na terceira aula foram entregues novos exercícios para verificar se os alunos conseguiram apreender o conhecimento sobre os gráficos. Na quarta aula foram feitos novamente os exercícios em sala, para fixação do conteúdo.
Referências
CARVALHO, A.M.P. (Org.) – Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo, Cengage Learning, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) – Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
Essa prática foi realizada pelo Pibid Física Presencial da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Data: 1º semestre de 2017
Bolsistas: Daniel Henrique Bernar Freitas, João Victor de Souza Machado, Joyce Rocha Miranda Marcos Jacob da Silva e Thaís Lourenço Oliveira
Professor Supervisor: Enoque Rinald Duque
Turmas Abordadas: 1° ano do Ensino Médio
Instituição de Ensino: Escola Estadual Dilermando Costa Cruz