Você saberia dizer de onde vêm as cores do arco-íris?
Vamos construir um brinquedo que faz a recomposição da luz branca a partir das cores do arco-íris e irá nos ajudar a responder essa pergunta.
Para a construção do disco de Newton, vamos precisar de:
-
Régua;
-
Compasso (ou CD para usar como molde);
-
Lápis de cor ou giz de cera;
-
Papel cartão branco;
-
Caneta ou lápis comum.
Como fazer?
Utilizando o compasso (ou o CD como molde) desenhe um círculo no papel cartão com, aproximadamente, 15 cm de diâmetro.
Com o auxílio de uma régua, divida o circulo em sete partes, aproximadamente iguais, e colora cada uma delas com uma das sete cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).
Insira a caneta (ou lápis) no centro do circulo, de modo que ele fique firmemente encaixado, conforme a figura.
Agora coloque a parte livre da caneta (ou lápis) entre as mãos, faça o dispositivo girar rapidamente e observe o que acontece com as cores.
Saiba mais…
A luz branca que vem do Sol ou de uma lâmpada acesa é composta por sete faixas de cores que variam do vermelho e o violeta. Pelo fato de o Sol emitir esse tipo de luz em abundância, o nosso olho é capaz de perceber essas cores com bastante distinção. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Isaac Newton foi quem descobriu esse espectro de luz visível, quando utilizou um prisma triangular (tipo uma pirâmide de vidro) para decompor a luz branca.
Como resultado ele observou as sete cores que formam o arco-íris. Com isso, concluiu que o arco-íris é proveniente da luz do Sol, que quando atravessa gotículas de água dispersas na atmosfera, depois de uma chuva, se decompõem em cores distintas.
Para comprovar o fenômeno inverso, ou seja, de que a luz branca é proveniente da soma dessas sete cores, nosso cientista criou o chamado “disco de Newton” que você acabou de construir.
Projeto Brincando com a Física
Textos e livros sobre brinquedos científicos
Links para outros sites com propostas de brinquedos científicos