Garrafa Centrífuga
Você já reparou que quando um carro ou ônibus faz uma curva muito rapidamente temos a sensação de que estamos sendo “puxados” para o lado oposto? Você saberia dizer por que isso acontece?
Vamos construir um brinquedo que simula o processo de centrifugação de uma máquina de lavar roupas e pode nos ajudar a entender esse fenômeno.
Vamos precisar de:
- 01 Garrafa pet de 2 litros (ou mais);
- 02 Canudos de suco (daqueles mais grossos);
- 01 Palito de churrasco;
- 01 Prego grosso;
- 01 Pedaço de fio de nylon ou barbante;
- Cola quente (ou de silicone);
- Tesoura;
- Régua.
Como fazer:
Corte um pedaço do fundo da garrafa pet com uma altura de aproximadamente 08 cm. Com o prego faça três furos equidistantes na borda superior e, com a tesoura, dois pequenos cortes, em formato de “V”, conforme a figura.
Corte dois pedaços de canudo, com aproximadamente 10 cm cada um , fixando-os, com a cola quente (ou de silicone), conforme mostrado na figura ao lado. As partes superiores dos canudos devem ser encaixadas nos cortes em “V”. Tome cuidado para não obstruir a passagem de ar pelos canudos.
Corte três pedaços do fio de nylon (ou barbante) com aproximadamente 30 cm de comprimento. Amarre-os em cada um dos furos e dê um nó a 15 cm de altura para unir os três fios. Prenda as pontas que sobraram em um pedaço do palito de churrasco, conforme figura ao lado.
Segurando pelo palito, gire a base da garrafa várias vezes de modo que os fios fiquem bem enrolados e coloque um pouco de água no dispositivo (aproximadamente ¾).
Solte a base, deixando-a girar livremente, e observe o que acontece com a água.
Saiba mais…
A tendência natural dos corpos em movimento é seguir em linha reta. Por isso, quando o carro ou o ônibus faz uma curva temos a sensação de estarmos sendo impelidos para o lado oposto. Na verdade isso acontece porque estamos seguindo nossa tendência natural de continuar em linha reta. Esse fenômeno é conhecido como princípio da inércia.
Seguindo esse mesmo raciocínio podemos explicar o funcionamento de uma maquina de lavar roupas e do nosso brinquedo. O processo de lavagem envolve o molho e o agito, o enxágue (quando a água é trocada para eliminar o sabão) e a centrifugação (quando o bojo da máquina gira em alta velocidade para expelir a água das roupas). Nesse último processo, a tendência natural da água não é “fazer curva” e sim seguir em linha reta. Por isso, o bojo possui pequenos furos que permite a água escapar, seguindo sua tendência natural. Se esses furos fossem grandes o suficiente, as roupas também escapariam do movimento de rotação. O nome centrífuga significa “fugir do centro”. Processo semelhante acontece com o nosso brinquedo. Quando girado rapidamente a água tende a escapar, subindo pelos canudinhos e sendo expelida para fora.
Projeto Brincando com a Física
Textos e livros sobre brinquedos científicos
Links para outros sites com propostas de brinquedos científicos