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INICIAL

O Projeto “Física e Cidadania” é uma iniciativa do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), fazendo parte do Programa de Extensão da UFJF. Tem por objetivo despertar e motivar estudantes, educadores, e a sociedade em geral, para a beleza e a pertinência das aplicações da Ciência, e em particular, da Física, para melhor entendimento da natureza do mundo em que vivemos, bem como mostrar como o conhecimento científico contribuiu para nosso conforto e bem estar. Se as notações específicas, as fórmulas, as codificações das Ciências Naturais e da Matemática podem fazer parecer complexo o entendimento científico, procuramos mostrar no “Física e Cidadania”  uma maneira alternativa de inclusão no mundo da ciência e da tecnologia.

Procuramos em nosso trabalho mostrar de forma simples e esclarecedora como é possível perceber relações entre os conhecimentos científicos e diversas situações e fatores associados ao nosso cotidiano. Abordamos questões como o funcionamento dos motores dos carros, a razão de muitas pessoas necessitarem usar óculos ou lentes, ou o acendimento automático das luzes dos postes ao anoitecer. Também são contemplados elos com as ciências da saúde como o estudo do câncer, aplicações do raio laser na medicina ou como nosso ouvido capta os sons. Buscamos ainda mostrar interfaces com as Ciências Humanas, como no caso da meteorologia em que a previsão do tempo nos permite planejar ações de precaução ou proteção, e ainda fatores éticos, sociais ou econômicos, nos quais a ciência pode ter participação ativa como controle de doenças, utilização da energia nuclear, e diversas outras situações correlatas.

Equipe Física e Cidadania

Pablo Rafael de Oliveira Carlos
Deborah S Franco

Pretendemos, enfim, incentivar estudantes e as pessoas em geral a se interessarem pela Ciência, despertando a percepção de que existem conteúdos científicos próximos, como aqueles percebidos nas residências e nas ruas, bem como conhecimentos mais distantes, como os que são trabalhados por cientistas e especialistas. Estes últimos, mais complexos, é que dão suporte à evolução e controle das aplicações tecnológicas e demais utilizações da ciência na sociedade devendo, portanto, serem manipulados com mais critério e rigor. Quanto aos conhecimentos próximos, estes possibilitam que todos possam conhecer e utilizar muitas das maravilhas da ciência sem a necessidade de a todo o momento se preocupar com fórmulas e cálculos, cujo domínio fica sob a responsabilidade de professores e demais especialistas que trabalham em suas áreas específicas.