Fechar menu lateral

Entendendo o forno de microondas

Por Deborah S. Franco

Apesar de todo mundo saber o que é um forno de microondas e saber que sua função é aquecer alimentos, é bom saber um pouco melhor como isso acontece e os cuidados que devem ser tomados com esse eletrodoméstico.

Desenvolvido no início da década de 1950, o forno microondas aquece os alimentos através de ondas eletromagnéticas com frequência de 2 450 MHz (megaHertz). Essas ondas têm alta capacidade de penetração na comida, o que possibilita o cozimento por dentro e não a partir da superfície como em fornos normais (forno de fogão, por exemplo).

O aquecimento ocorre por causa da agitação das moléculas de água (H2O) que quando sujeitas a radiação absorve a energia das ondas eletromagnéticas, fazendo com que as moléculas vibrem na mesma frequência produzida pelo magnetron (válvula eletrônica responsável pela geração de energia nos fornos de microondas). Essa igualdade de frequências está associada a um fenômeno físico denominado “ressonância”.

A frequência do forno de microondas não faz vibrar as moléculas do vidro ou plástico e por isso estes materiais não se aquecem no interior do forno. Já os líquidos podem ficar superaquecidos e causar graves queimaduras. Recipientes fechados e ovos podem explodir devido a pressão do vapor. Objetos metálicos ou outros tipos de condutores quando sujeitos à radiação dentro do microondas podem fazer aparecer em seu interior correntes elétricas, que podem resultar em faíscas dentro do microondas (isso inclui faqueiros e papel alumínio).

Se quiser saber mais sobre o Forno Microondas e seu funcionamento!

Voltar