O anúncio do processo seletivo é feito através de edital público, publicado na seção de avisos do site do curso de Física a distância e no sítio do Centro de Educação a Distância da UFJF (CEAD) (link para um novo sítio). No edital são publicados os detalhes do processo, como os polos onde os candidatos devem inscrever-se, o programa e datas das provas.
O curso de Licenciatura em Física à distância tem momentos presenciais, normalmente para aulas práticas de laboratório, encontros programados de grupos de estudo e avaliações. As atividades presenciais ocorrem em determinadas cidades (polos) que oferecem a infraestrutura necessária. Veja a relação de polos disponíveis. Por essa razão, é necessário que o candidato escolha o polo de sua preferência no momento da inscrição.
O objetivo do Plano Nacional de Formação de Professores é adequar à LDB (formato .pdf, tamanho 983 Kb) a formação dos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, além de cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização, com a oferta cobrindo todos os estados da Federação, por meio de Instituições Públicas de Educação Superior, Federais e Estaduais, com a colaboração de universidades comunitárias.
O Curso de Física a distância da UFJF oferece vagas para o Plano Nacional de Formação de Professores. Para candidatar-se a essas vagas, é preciso cadastrar-se através da Plataforma Freire (link para um novo sítio).
Existem outras formas de ingresso no curso de Física, previstas no Art. 2º do Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG) (formato .pdf, tamanho 211 Kb) da UFJF. As principais são:
Essas modalidades de ingresso exigem edital público de oferta de vagas, cuja publicação se faz, por decisão da Coordenação de Curso, em períodos predeterminados no calendário, na seção de avisos do Curso de Física e na Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) (link para um novo sítio).