Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: FIS119 - INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA II

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE FISICA /ICE

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
O aluno receberá instrumentos teóricos que servem de subsídios para a atuação prática na sala de aula. São abordados aspectos relevantes de história da ciência com ênfase na evolução dos conceitos, buscando compreender o processo de elaboração do conhecimento científico, sua interface com desenvolvimentos da Psicologia e da Filosofia da ciência com o intuito de incorporar estas questões nas aulas de física, refletidas em como o professor aceita e trabalha o conhecimento que o aluno já tem, na maneira em que se aborda uma determinada teoria, nas discussões possíveis sobre os vários aspectos do desenvolvimento dessa teoria, no estabelecimento das relações entre teoria e prática e também na significância do conteúdo a ser trabalhado. Paralelamente à teoria, os alunos recebem orientações práticas para atividades didáticas em sala de aula. Ênfase em mecânica dos fluidos, termodinâmica, física ondulatória e eletromagnetismo.
1. Considerações teóricas sobre modelos de ensino de ciências.
2.A mecânica pós-newtoniana.
3.Evolução dos conceitos da termodinâmica e da mecânica estatística.
4.Evolução dos conceitos do eletromagnetismo (eletricidade, magnetismo, galvanismo, óptica).
5.A grande síntese de Maxwell e seus contemporâneos.
6.O futuro e a ciência.
7.Apresentação de projetos teóricos experimentais elaborados pelos alunos.
1.Origem e Evolução das Idéias da Física. Organizado por José Fernando Rocha, EDUFBA, Salvador (2002).
2. CABRAL, Fernando e LAGO, Alexandre. Física 1, 2 e 3. Editora Harbra, São Paulo, 2004.
3.LAHERA, Jesús e FORTEZA. Ciências Físicas nos Ensinos Fundamental e Médio, Modelos e exemplos. Editora ARTIMED, Porto Alegre, 2006.
1.Artigos da Revista Brasileira de Ensino de Física
2.Artigos do Caderno Brasileiro de Ensino de Física.
Voltar