Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EADFIS028 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - LICENCIATURA EM FÍSICA

Horas Aula: 0

Departamento: DEPTO DE FISICA /ICE

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Interlocução entre estágio supervisionado, prática escolar e pesquisa em educação; a pesquisa em ensino de física; metodologias de pesquisa em educação; elaboração de projetos de ensino. O TCC do curso de Licenciatura em Física a Distância está vinculado ao Estágio Supervisionado e constitui um espaço privilegiado para reflexão sobre os processos de ensino-aprendizagem, com o objetivo de questionar os saberes e as práticas preestabelecidas visando a melhoria da qualidade do ensino de Física na Escola Básica. Nesse sentido, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi pensado como um elemento articulador da formação prática específica do professor no sentido de socializar resultados de pesquisas educacionais e também produzir novas experiências de ensino-aprendizagem. Vinculado ao estágio supervisionado a elaboração do TCC também implica na imersão e atuação na escola básica nas aulas de Física do ensino médio (regular e EJA); regência de sala de aula; acompanhamento de atividades docentes e discentes; elaboração e desenvolvimento de projeto de ensino e intervenção pedagógica.
1. Elaboração de projetos de ensino e intervenção pedagógica. 2. Desenvolvimento do projeto de ensino. 3. Avaliação de resultados. 4. Elaboração de relatórios.
CARVALHO JR., G. D. Aula de Física, do planejamento à avaliação. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011. v 1.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. 1 ed. Brasília: Ministério da Educação: , 1999. v 1.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica Orientações Curriculares para o Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. 1 ed. Brasília: Ministério da Educação: , 2006. v 2.
LAHERA, J.; FORTEZA, A. Ciências Físicas nos Ensinos Fundamental e Médio. 1 ed. Porto Alegre: Porto Alegre: Artmed, 2006. v 1.
GARCIA, N. M. D; et al. (org.) A pesquisa em ensino de física e a sala de aula: articulações necessárias. 1 ed. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de Física, 2010. v 1.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1 ed. : São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura)., 1996. v 1.
PIETROCOLA, M. (org.). Ensino de Física: Conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. 2 ed. Florianópolis: UFSC, 2005. v 1.
Voltar