Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: FIS123 - FÍSICA IA

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE FISICA /ICE

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Créditos: 4
Pré-requisito: Cálculo I (MAT154)

Disciplina voltada para alunos com notória dificuldades na aprendizagem de Física que busca, através de métodos de ensino com engajamento ativo - como resolução de exercícios, realização de pequenos experimentos ou simulações com a participação efetiva dos alunos - facilitar o ensino-aprendizagem em Cinemática e Leis de Newton.
1. Cinemática unidimensional.
2. Elementos de cálculo diferencial aplicados no estudo do movimento
3. Leitura e confecção de gráficos.
4. Cinemática vetorial.
5. Álgebra vetorial em Mecânica.
6. Elementos de trigonometria e sistema cartesiano: decomposição de vetores como posição, velocidade, aceleração e força
7. Parametrização de curvas: trajetórias.
8. Leis de Newton.
9. Elementos de álgebra linear e a aplicação das Leis de Newton .
HALLIDAY, D. e RESNICK, R.; KRANE, K. Fundamentos de Física. 8ª ed. vol. 1. Mecânica. Rio de Janeiro: LTC, 1991. ISBN 9788521616054.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. 2ª ed. vol. 1. Mecânica. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.
SEARS & ZEMANSKY. Física I. vol 1. 12ª ed. São Paulo: Pearson, s/d. ISBN 9788588639300.
Edward F, Redish, Problem Solving and the Use of Math in Physics Courses, World View on Physics Education, Delhi, 2005.
Barbara J. Duch, Susan E. Groh, and Deborah E. Allen. “The Power of Problem-Based Learning: A Practical "How To" for Teaching Undergraduate Courses in Any Discipline”. Cap. 21. Stylus, Sterling, Virginia (2001).
Voltar