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Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: FIS118 - INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA I

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE FISICA /ICE

Ementa
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O aluno receberá instrumentos teóricos que servem de subsídios para a atuação prática na sala de aula. São abordados aspectos relevantes de história da ciência com ênfase na evolução dos conceitos, buscando compreender o processo de elaboração do conhecimento científico, sua interface com desenvolvimentos da Psicologia e da Filosofia da ciência com o intuito de incorporar estas questões nas aulas de física, refletidas em como o professor aceita e trabalha o conhecimento que o aluno já tem, na maneira em que se aborda uma determinada teoria, nas discussões possíveis sobre os vários aspectos do desenvolvimento dessa teoria, no estabelecimento das relações entre teoria e prática e também na significância do conteúdo a ser trabalhado. Paralelamente à teoria, os alunos recebem orientações práticas para atividades didáticas em sala de aula. Ênfase em mecânica.
1.A estrutura da escola e a inserção do ensino de ciências na grade curricular.
2.O ensino de ciências e sua importância no mundo moderno.
3.A evolução do ensino de ciências no Brasil.
4.Elementos básicos e Tendências da pesquisa em ensino de física.
5.Evolução dos conceitos físicos:
A Física da antiguidade (Antiga civilização grega e contemporâneas), de Ptolomeu a Copérnico, A caminho de uma física inercial (Galileu e seus antecessores), A música celestial de Kepler, o racionalismo cartesiano, cartesianos x leibnizianos (mv ou mv2?), a grande síntese de Newton e seus contemporâneos.
6.Apresentação de projetos teórico experimentais elaborados pelos alunos.

1.Bernard Cohen, I. O Nascimento de Uma Nova Física. Gradiva, Lisboa (1988).
2.Origem e Evolução das Idéias da Física. Organizado por José Fernando Rocha, EDUFBA, Salvador (2002).
3. CABRAL, Fernando e LAGO, Alexandre. Física 1, 2 e 3. Editora Harbra, São Paulo, 2004.
1.Artigos da Revista Brasileira de Ensino de Física
2.Artigos do Caderno Brasileiro de Ensino de Física
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