Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: 2041013 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE FISICA /ICE

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neo- behaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.
Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neo- behaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.
1) Moreira, M. A. (2011). Teorias de aprendizagem. 2a ed. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária.
2) Freire, P. (2007). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
36a ed. São Paulo: Paz e Terra.
3) Vygotsky, L.S. (1987). Pensamento e linguagem . 1a ed. Brasileira. São Paulo: Martins
Fontes.
4) Vergnaud, G. (1993). A teoria dos campos conceituais. In Nasser, L. (Ed.) 1o
Seminaário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. pp. 1-26.
Voltar