Recomendações da coordenação dos cursos de licenciatura e bacharelado em Filosofia.
Coordenador Humberto Schubert Coelho
Mesmo quando as disciplinas não exigirem pré-requisitos, busque conhecer a estrutura do curso, as ementas e informe-se com os professores a respeito da progressão ideal das disciplinas, evitando se inscrever naquelas cujo conteúdo dependa de outras ainda não realizadas.
A coordenação não apoia a matrícula oportunista, isto é, que o aluno matriculado em filosofia se cadastre em mais disciplinas de outro curso do que de seu próprio em um dado semestre.
Alunos nos regimes ABI devem buscar a migração para os regimes de bacharelado ou licenciatura já no segundo semestre, se preenchidos os pré-requisitos.
Alunos que cursam bacharelado não devem fazer disciplinas exclusivas da licenciatura, e vice-versa.
Evite abrir processos em períodos de sobrecarga institucional, como períodos de matrícula e colação de grau.
As greves multiplicam em muitas vezes o tempo de rolagem dos processos. Se há ameaça de greve/paralisação, agilize os processos necessários. Ao iniciar um processo durante uma greve, o aluno deverá estar preparado para maior tolerância quanto aos prazos.
Ao abrir um processo de qualquer tipo, anote o número do processo.
O RAG, Regimento Acadêmico de Graduação, é a instância mais confiável para consulta das normas e procedimentos da UFJF. É preciso conhecê-lo. Contudo, diversos processos não são exaustivamente descritos no RAG, e uma visão simplista deles pode gerar confusão. Consulte o coordenador ou estudantes veteranos a respeito dos processos que pretenda iniciar.
O Centro Acadêmico do curso é o órgão de representação do aluno dentro da própria universidade, com assento e voz, inclusive, nas reuniões de departamento do curso. Procure-o para aconselhamento e apoio em caso de situações que pareçam ultrapassar suas possibilidades de ação.
Todos os estudantes devem realizar o ENADE. O não comparecimento ou falha no preenchimento do questionário pós-avaliação impedirá a colação de grau do aluno. Cada aluno com pretensões à colação de grau deve se inteirar de sua situação em relação ao ENADE.
Ao se formar em bacharelado, todo aluno deve entregar uma cópia impressa da monografia ao coordenador do curso.
A coordenação de curso se dispõe a aconselhar e orientar o aluno quanto à otimização e aproveitamento de oportunidades acadêmicas, mas evite os períodos de matrícula e colação, quando o coordenador estará concentrado sobre questões práticas e imediatas que exigem total dedicação.