Fechar menu lateral

Apresentações Gerais

Bacharelado em Filosofia
Licenciatura em Filosofia
Turno: diurno
Unidade acadêmica:
Instituto de Ciências Humanas
Duração:
quatro anos
Formas de ingresso:
PISM, SISU, seleção de vagas ociosas ou após conclusão do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas.
Conceito no Enade:
5 (bacharelado) e 5 (licenciatura)

Apresentação
O curso de Filosofia tem duração de 4 anos, em horário diurno. A oferta das vagas é feita separadamente para cada habilitação, que deve ser escolhida pelo aluno antes da matrícula. De modalidade presencial, oferece 70 vagas pretendidas/autorizadas, sendo 40 para a licenciatura e 30 para o bacharelado. Estas vagas estão distribuídas em turmas de no máximo 70 alunos, turno diurno (integral), sendo 50% delas reservadas aos egressos do Bacharelado Interdisciplinar da UFJF – BI (10 na licenciatura e 7 no bacharelado do primeiro semestre, e 10 na licenciatura e 8 no bacharelado do segundo semestre).

Entre as disciplinas tradicionais do curso, a História da Filosofia encontra-se em uma posição privilegiada no currículo, tratando-se de um elemento imprescindível, devido à historicidade do pensamento filosófico. O estudo da filosofia é feito através de textos dos grandes clássicos, lidos e comentados. Outras disciplinas são incluídas no currículo, buscando articular a reflexão filosófica com outros campos do saber (ciência, arte, tecnologia, etc.), diálogo extremamente fecundo para a própria filosofia.

As atividades se dividem em aulas teóricas, seminários e trabalhos de pesquisa. O estágio, supervisionado, é realizado em estabelecimentos de ensino e bibliotecas da comunidade.

Perfil do profissional
A formação do profissional é a de licenciado e bacharel em Filosofia. Aos licenciados exige-se uma formação adequada à especificidade do ensino de filosofia, conforme os níveis a que se destinem. Estão habilitados a lecionar no Ensino Fundamental e Médio, como também, em cursos superiores. Os que optaram pelo Bacharelado não se vêem obrigados a cursar as disciplinas pedagógicas, que são substituídas por seminários específicos e algumas disciplinas opcionais. Ao bacharel (orientado para cursos de pós-graduação) exige- se uma pesquisa segundo os critérios estabelecidos pela comunidade produtora do saber filosófico. O bacharel pode dedicar-se à pesquisa pura, lecionar em cursos superiores, atuar no mercado editorial,tornar-se interlocutor para profissionais de outras áreas da ciência, prestar assessorias diversas e desenvolver projetos interdisciplinares.