A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo propôs uma organização funcional que segue, no geral, a estrutura administração da UFJF.
Para ver mais:
_______________________________
Pode-se observar que existem 3 níveis de decisão (Conselho de Unidade, Direção e Chefias e Coordenações).
A Congregação da Unidade é a instância máxima. Ela fundamentalmente tem a função de eleger a Direção e Vice-Direção da unidade e também ser a instância de recorrer das decisões do Conselho de Unidade.
O Conselho de Unidade é a segunda instância na hierarquia da FAU. Tem reuniões regulares, por meio de representações de departamentos, TAEs e discentes, toma decisões de caráter político-institucional e coletivo-funcional. A Direção da Unidade a preside.
A Direção, que tem função operacional-administrativa para recursos e gestão de pessoas e planejamento de recursos demandados pela unidade.
No nível da Coordenação de Cursos de Graduação e Pós-Graduação e das Chefias do Departamentos, tem-se a administração das atividades operacionais diretamente relacionadas aos serviços cotidianos de ensino, pesquisa e extensão.
Dão suporte, em paralelo ás linhas organizativas mestres, a secretaria da unidade, a secretaria de graduação, conselhos de assessoramento e comissões de trabalhos.
Mais recentemente, destaca-se, em função de observações de natureza operacional, que foi proposto um rearranjo no organograma da FAU. Tal busca tornar o serviço de laboratórios mais autônomo, no que tange à sua natureza de ensino, pesquisa e extensão para as diversas disciplinas da graduação.