Fechar menu lateral

Disciplinas Opcionais

Farmacologia da Dor e Inflamação (FAR037)

Dor é uma das mais importantes e complexas experiências humanas. Embora represente, em muitas das vezes, um grande sofrimento, é provável que os pacientes com dor não tenham a abordagem que mereceriam ter. Nesse sentido, a Disciplina Farmacologia da Dor e Inflamação possibilitará ao aluno o estudo das principais síndromes dolorosas e um conhecimento sobre os principais fármacos utilizados na abordagem dos diferentes quadros álgicos.
O objetivo principal é despertar o aluno para a real importância do assunto, o que será facilitado pela existência da Disciplina com o seu enfoque voltado para o estudo da dor e inflamação.
O curso será dividido em 3 partes: a primeira será relacionada aos aspectos históricos, fisiopatogenia , epidemiologia da dor e mecanismos básicos do processo de dor e inflamação. A segunda, visa o estudo dos principais fármacos utilizados no tratamento da dor e inflamação e as principais síndromes dolorosas que acometem a humanidade. Por fim, na terceira, serão estudados aspectos relacionados ao paciente, com uma abordagem reflexiva sobre o real significado da dor, incluindo aspectos relacionados a espiritualidade.

Os temas serão apresentados pelo professor Herval  e  pelos estudantes e após o término da apresentação, haverá uma  discussão com o grupo.

Pré requisito: Farmacologia Clínica I Aplicada à Medicina (FAR028)

Prof. Responsável: Herval de Lacerda Bonfante

Programa completo: EMENTA Farmaco da Dor e Inflamação

 

NeuroFarmacologia e NeuroCiência Aplicadas (FAR038)

Estudo das ações de agentes endógenos e exógenos em processos neurobiológicos no sistema nervoso de seres humanos associado à aplicação clínica destes agentes na área de neurociências.
A proposta pedagógica será baseada na aprendizagem baseada em problemas (ABP), que consiste no ensino centrado no estudante e direcionado para a solução de problemas reais ou simulados. Os alunos, para solucionar o problema, recorrem aos conhecimentos prévios, discutem, estudam, adquirem e integram os novos conhecimentos. Esta integração, aliada à aplicação clínica, facilita a retenção do conhecimento.
Inúmeras fontes podem servir como problemas para uma sessão de ABP, tais como casos descritos em papel, pacientes reais, pacientes simulados, exames laboratoriais, vídeos, áudios, textos de jornal ou revistas, fotos e artigos científicos etc.

Pré requisito: Farmacologia Clínica I Aplicada à Medicina (FAR028)

Prof. Responsável: Marcos Aurélio Moreira e Adriano Miranda de Sousa.

Programa completo: EMENTA Neuro far