Mais de cem estudantes da Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de crianças do projeto de extensão de Atletismo, participaram nesta segunda-feira, 31 de agosto, da corrida pelo Anel Viário que marcou a abertura da 3º Olimpíada Interna da FAEFID. Os jogos, que duram todo o semestre, têm por objetivo não só promover a integração dos alunos, mas proporcionar um momento de aprendizado.
A prova foi vencida pelo estudante do segundo período, Felipe Antônio Caridade, 18 anos, que fez o percurso de 2.500 metros em 08m41, e pela aluna do quinto período, Tereza Cristina de Sá, 24 anos, que fez o tempo de 11m41.
Segundo a diretora da FAEFID, Edna Martin, o envolvimento dos estudantes é total, visto que participam da organização desde a abertura, passando pelo congresso técnico das provas, os jogos efetivamente e a arbitragem. “Além de ser um momento de competição e integração entre as turmas e as disciplinas, é uma forma de os estudantes vivenciarem a prática. É um momento, também, que traz alegria para toda a FAEFID.”
Corrida abre a Olimpíada da FAEFID
Em virtude das obras que estão sendo realizadas na Faculdade, em alguns esportes não haverá competição, abrindo espaço para disputas de xadrez, truco e até de winning eleven, um jogo de futebol de videogame. As provas de natação e futebol de campo serão realizadas no Sesi.
O professor Marcelo Matta, organizador da Olimpíada, ressaltou que ao participar de um evento como as Olimpíadas, os estudantes têm a oportunidade de programar, planejar, executar e avaliar os projetos. “Consequentemente, terão uma experiência prática na Faculdade do que poderão vir a vivenciar no futuro. As Olimpíadas são importantes, também, para os alunos realizarem trabalhos de pesquisas, aprimorarem conhecimentos e ensinamentos que envolvem organização de eventos de lazer, de competição e disciplinares.”
Corrida
Para o estudante vencedor da corrida, Felipe Antônio Caridade, a participação foi importante porque serviu, também, como uma preparação para os Jogos Universitários. “Sempre corri, mas nunca competi. Na Faculdade tive a oportunidade de ter um treinador e, então, comecei a participar de corridas rústicas. Minha meta, agora, é a preparação para os Jogos Universitários.”
Já a vencedora Tereza Cristina de Sá, que pratica futebol e faz musculação, destacou que a experiência de se envolver com as atividades da FAEFID é válida porque “é um conhecimento que será importante para utilizarmos depois de formados, ou seja, saber não só como participar, mas trabalhar formas de organização, além do fato de estarmos recebendo conhecimento profissional.”
Outras informações: 2102-3292 (FAEFID)
FSS(31/08/09)