Fechar menu lateral

2022

Ana Maria Costa Amoroso

A professora Ana Amoroso graduou em Serviço Social na UFJF, no ano de 1974. A sua formação se deu durante a trágica ditadura civil militar que assombrou o Brasil entre abril de 1964 e a março de 1985. Enquanto assistente social trabalhou por um período na iniciativa privada e foi a primeira assistente social do Grupo Mendes Junior. Em outubro de 1977, ingressou na UFJF, na condição de docente da Faculdade de Serviço Social permanecendo na Instituição até fins de 2010, e se aposentou após 33 anos de dedicação à esta Universidade.
É esta mulher de brilhante competência que, entre os anos de 1981 e 1982, foi convidada pelo Grupo Mendes Junior a ir para o Iraque consolidar o Serviço Social em uma obra de ferrovia de 420 quilômetros. Esta obra de grande porte, envolvia 13.000 trabalhadores de 42 nacionalidades.
A UFJF autorizou sua ida, sem vencimentos, por entender que era uma atividade de interesse internacional. Desta excepcional experiência elaborou a sua dissertação de Mestrado: “O Mito de Sésamo, sonho e realidade dos trabalhadores brasileiros no Iraque”.
A Faculdade de Serviço Social foi seu ponto de partida e referência durante toda sua vida acadêmica. Sua trajetória nesta Unidade é imbricada com seu caminho na UFJF. Todos os cargos que exerceu foram muito significativos. Na Faculdade de Serviço Social, além de professora, pesquisadora e extensionista, foi Chefe de Departamento, Coordenadora de Curso e Diretora da Unidade.
No âmbito da UFJF, foi Pró Reitora de Recursos Humanos (criada na gestão da Profa. Margarida Salomão). Coordenou a equipe de criação deste espaço administrativo, hoje Progepe, que aprimorou o conceito do chamado setor de “recursos humanos” da UFJF, levando os servidores ao patamar de protagonistas do processo de trabalho da Instituição.
A professora contribuiu ainda em diversas comissões: na UFJF, na constituinte da Reforma do Estatuto da UFJF e Comissão de Disciplinas do CEPE.
Na Faculdade de Serviço Social, atuou na Comissão de Revisão do Currículo da Faculdade de Serviço Social que é um marco no âmbito do Serviço Social brasileiro. A revisão deste currículo atualizou e ampliou significativamente a processo formativo do Curso de Serviço Social, com a ênfase no tripé: ensino, pesquisa e extensão, o processo de qualificação de docentes.
Contribuiu decisivamente na criação dos Cursos de Residência Hospitalar em Serviço Social e de Saúde da Família, além da criação do Mestrado em Serviço Social na UFJF.
No âmbito do Serviço Social brasileiro, atuou na comissão de revisão do Código de Ética dos/das assistentes sociais. Além de contribuir nas entidades da categoria profissional, como o Conselho Regional de Serviço Social; Associação Brasileira de Ensino e Serviço em Serviço Social. E, no âmbito da UFJF, contribuiu também na organização coletiva sindical – atuando na APES.
Ana Amoroso dedicou mais de três décadas de trabalho à UFJF e passou pela dura luta pela redemocratização do Brasil e da Universidade. Como ela mesma nos diz: “a maior satisfação em ter pertencido os quadros da UFJF por tanto tempo é a de ter aprendido que a luta vale a pena – e que ela tem que ser travada no coletivo – e que o importante mesmo, para uma professora como eu, é saber que de alguma maneira eu pude levar alunos (as) a serem mais felizes e realizados (as) em suas vidas profissional e pessoal. “Mais que raízes, sementes”. Que brotem por aí”.
Seu tempo de trabalho como servidora pública na UFJF foi permeado pela seriedade e pelo compromisso. Mas sua marca pessoal sempre foi a leveza e a alegria com que conduziu os cargos de grande responsabilidade que assumiu com brilhantismo.
Quem a conhece sabe que seu sorriso é presente. A expressão do seu ser encontra-se no seu nome. Ana Amoroso.
A Faculdade de Serviço Social e a UFJF agradecem e se orgulham muito de você e de sua trajetória Ana Amoroso, Obrigada!!