No âmbito do seminário avançado de “Teorias e metodologias em Serviço Social“, do doutoramento em Serviço Social da Universidade Lusíada (Lisboa), da responsabilidade da Professora Doutora Teresa Paula Garcia Rodrigues da Silva que é, igualmente, investigadora integrada e membro do Conselho de direção do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS) e coordenadora do Centro de Interpretação, História e Memória em Serviço Social (CIHMeSS), no dia 27 de janeiro de 2025, foi convidada para uma aula aberta a Professora Doutora Cláudia Mônica dos Santos, da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil).
A Professora Cláudia Mônica trouxe à assistência uma aula/debate sobre “Fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social: relação teoria e prática profissional e investigação em Serviço Social“, beneficiando da sua experiência não só na docência, mas, igualmente, como assistente social. Centrou a sua intervenção no conhecimento teórico sobre a realidade social e como se passa ao exercício profissional. A docente enfatizou que, para ela, “[…] falar de Serviço Social é falar de uma leitura da realidade […] para poder nela intervir.” Defende que “[…] é uma profissão científica e nós temos de ter diversos tipos de conhecimentos: conhecimento teórico, conhecimento procedimental, conhecimento cultural e artístico […], que nos dão a base científica.”
O que se entende por fundamentos do Serviço Social? Avançou que “[…] é uma determinada conceção teórica que expressa um determinado fundamento da profissão e da realidade social, [ou seja], tudo o que nos faz compreender a profissão. [Em resumo], é a matriz explicativa da realidade e da profissão […] que premeia a interlocução Serviço Social/realidade.” Estes fundamentos possuem múltiplas dimensões: teórica-metodológica, ético-política, e mesmo histórica. Chamou, igualmente, a atenção para a confusão comum entre ‘prática social’ e ‘prática profissional’, não obstante, esta fazer parte da primeira, salientando, ainda que, por exemplo, “[…] um conhecimento de como agir na profissão não é necessariamente um conhecimento teórico”. Definiu teoria, de uma forma ampla, como “[…] um determinado tipo de conhecimento que é sustentado cientificamente, [sendo a] prática social o próprio contexto em que vive o ser humano ̶ o real vivido”. Destacou a importância da reflexão, […] da prática na qual usamos o pensamento, [partindo da] teoria como campo da produção de conhecimento, campo da possibilidade para algo […]”.
Durante a aula, houve, ainda, ocasião para troca de impressões com os estudantes e com a Professora Teresa Rodrigues da Silva, numa partilha de conhecimentos que contribuíram para uma melhor e maior compreensão de conceitos e práticas ligadas ao Serviço Social.
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