Grupo de Trabalho Trans da Faculdade de Serviço Social

O Grupo de Trabalho Trans da Faculdade de Serviço Social é uma iniciativa que partiu da coordenadora Luciana, em conjunto com es alunes trans da faculdade, com o objetivo de atuar em prol das condições de permanência desses alunes na Universidade. O GT foi criado a partir de reclamações que es alunes do Serviço Social fizeram acerca das dificuldades de inclusão e uso do nome social no sistema do SIGA. A partir disso, foram apresentadas diversas outras demandas para a coordenação, que dizem respeito à transfobia sofrida no campus e à exclusão des alunes trans na Universidade. Dentre as atividades e ações já promovidas pelo GT estão: a Oficina de Visibilidade Trans, realizada na Semana da Assistente Social; uma conversa de conscientização acerca do respeito trans, com os alunos do primeiro período e uma reunião do Grupo com a direção do Serviço Social. Nesse encontro, a direção do curso se comprometeu a cobrar a direção geral da Universidade uma postura acerca das falhas do SIGA que dizem respeito ao uso do nome social, além de propor uma capacitação dos funcionários da Universidade, já que há diversos relatos de recusa e ou/dificuldade de inclusão e uso do nome social no âmbito de toda a UFJF.

Jude, aluno trans do Serviço Social e integrante do GT, coloca:
– “Vivemos em uma sociedade na qual pessoas trans são segregadas, então é claro que o ambiente universitário vai refletir esse quadro e, para lutarmos contra ele, precisamos reconhecer isso. Assim, o GT também se apresenta como um posicionamento da Faculdade de Serviço Social em favor des alunes trans e contra qualquer transfobia, o que faz muito sentido quando paramos para pensar que a defesa das minorias faz parte do projeto ético-político da profissão.”

As reuniões do GT estão ocorrendo de maneira quinzenal ou mensal. Os integrantes do GT e a coordenação convidam es alunes trans do Serviço Social a comparecerem na próxima reunião para apresentarem suas demandas e ideias acerca do tema. O encontro será no dia 6 de julho às 16h na sala da coordenadora Luciana, no primeiro andar.

Autoria: Jude Bento.