Confira o resumo da Semana do Assistente Social

SEMANA DO/A ASSISTENTE SOCIAL DA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL/UFJF

A Semana do/a Assistente Social é um evento celebrado anualmente pela categoria profissional que compõe o Serviço Social brasileiro. O tema central que orienta as comemorações é sempre definido no ano anterior, no Encontro Nacional CFESS-CRESS. Este ano, 2023, o tema foi: “Serviço Social – necessário para o Brasil”, destacando ser esta uma profissão regulamentada e comprometida com a ética e com a qualidade dos serviços prestados à população. A partir da escolha do tema, as entidades da categoria, bem como as unidades formativas, têm autonomia para organizar as suas atividades. Para a organização da Semana do/a Assistente Social da Faculdade de Serviço Social/UFJF, constituiu-se uma comissão composta por docentes e discentes desta unidade, representantes do Diretório Acadêmico Padre Jaime Snoeck, assistentes sociais do Hospital Universitário/UFJF, representantes do CRESS 6ª região/Seccional Juiz de Fora e
representantes da Regional Leste da ABEPSS.
O trabalho coletivo idealizado e realizado por essa comissão resultou em uma semana de intensas atividades político-pedagógicas que aconteceram entre os dias 15 e 19 de maio.
A abertura da Semana do/a Assistente Social, este ano foi potencializada ao ser realizada conjuntamente com a abertura da JURA – Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, que na UFJF encontra-se em sua 10ª edição. Com isso, a mesa de abertura dos dois eventos, intitulada “Serviço Social e os desafios da questão agrária para o trabalho profissional”, contou com a presença das professoras Raquel Sant’ana e Cristina Bezerra. A atividade foi realizada no Anfiteatro de Estudos Sociais e contou com grande participação de docentes e discentes da comunidade universitária.
A mesa de debates realizada no dia 16/05, com o tema “Participação política e formação profissional”, trouxe à tona a paixão pela militância política, nas palavras emocionadas de Marilene Sansão que foram seguidas dos depoimentos de André Luis Avelar, Flávio Sereno e Laiz Perrut.
Os dias 15 e 16 ainda contaram com a realização de Mini-cursos de áreas de intervenção profissional e de formação política, atraindo grande número de estudantes do Serviço Social.
No decorrer da Semana do/a Assistente Social ainda aconteceu o Simpósio do HU, que discutiu no dia 17 “Análise de conjuntura e os desafios postos ao trabalho do/a assistente social no contexto pós-pandemia”, com a presença da professora Marina Castro. E o Fórum de Supervisão de Estágio, com o debate “O fórum como estratégias de organização e participação”, realizado pela professora Paula Sireli, com participação do CRESS 6ª região/Seccional Juiz de Fora. Ambos os eventos foram realizados no Auditório da Casa de Cultura/UFJF e contaram com grande participação de profissionais e estudantes de Serviço Social.
A quinta-feira, dia 18, foi o dia das Rodas de Conversa que aconteceram, pela manhã com o tema das Residências Multiprofissionais, e à tarde com a temática da Pesquisa na Pós-graduação em Serviço Social. Ainda na quinta-feira aconteceu a confraternização da Semana do/a Assistente Social no Armazém do Campo, com lançamentos dos livros publicados pelo Selo do Serviço
Social da Editora UFJF. Foi um momento de real celebração que contou com a participação artística dos professores Cacáudio e Mônica – voz e violão – seguida de um empolgante karaokê protagonizado por discentes e docentes do curso de Serviço Social. A semana foi encerrada com atividades de visitação guiada na sexta-feira, no Hospital Universitário e no Cine Teatro Central.
A semana se encerrou, este ano, mas esperamos que os sopros de vida, motivação, entusiasmo, luta, resistência, afeto e alegria que ela nos trouxe permaneçam entre nós por muito tempo.

Segundo relato da representação do Diretório Acadêmico, os mini cursos foram muito proveitosos, todos os discentes acharam os temas muito interessantes e de grande valia para o futuro como profissionais. Outro ponto muito citado por eles foi a visita guiada ao H.U.

Mesa: Serviço Social e os desafios da questão agrária para o trabalho profissional" Professoras Raquel Santana (UNESP) E Cristina Bezerra (UFJF)

Mesa: Serviço Social e os desafios da questão agrária para o trabalho profissional” Professoras Raquel Santana (UNESP) E Cristina Bezerra (UFJF)

Confraternização do Fórum de Supervisão de Estágio da Faculdade de Serviço Social,

Festa de confraternização da Semana do/a Assistente Social

Professora Marilene Sansão (Leninha)

Da esquerda para direita: Professoras Sabrina Paiva, Marina Castro, Luciana Paula, Assistente Social Michelle Felizburgo (MST), Rodrigo Filho e Mônica Grossi.

Professores Mônica Grossi e Lui´z Cláudio

Oficina de Supervisão de estágio: Professora Ana Luíza, Paula Sirelli (UFF-RO) e Deisylene (CRESS)

Fórum de Supervisão de estágio: Professora Ana Luíza, Paula Sirelli (UFF-RO) e Deisylene (CRESS)

Mesa de formação política e movimento estudantil. Da esquerda para direita: discentes Ana Vitória e Laís, Vereadora Laís Perrut, Flávio Sereno e André Avelar.

Mesa de formação política e movimento estudantil.

Plenário do fórum de supervisão de estágio.