Nota de apoio à Reitoria

A Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vem a público manifestar apoio à Reitora da UFAL Valéria Correia, ao vice-reitor José Vieira e sua equipe face ao pedido de prisão solicitado pelas diretorias da Associação dos Docentes (ADUFAL) e do Sindicato dos Trabalhadores (SINTUFAL), em decorrência do Acórdão 6.492/2017 do Tribunal de Contas da União (TCU).
Entendemos que esse pedido de prisão é descabido e reforça o Estado punitivo que tanto combatemos, ainda mais num contexto de ataques a democracia e regressão de direitos sociais sem precedentes. Nesse sentido, repudiamos a postura adotada pelas direções das entidades em questão, tendo em vista que atacam uma gestão democrática, progressista, que vem lutado ao lado dos trabalhadores e defendido um projeto de universidade socialmente referenciado. Ao mesmo tempo reafirmamos a importância dos sindicatos como instâncias fundamentais de organização e luta da classe trabalhadora e a necessidade de sua autonomia diante de governos e reitorias.
Reafirmamos nossa solidariedade à gestão da UFAL e conclamamos a comunidade universitária em defesa da autonomia universitária e de todos/as aqueles/as que lutam pelos direitos sociais e pelas liberdades democráticas.
A Universidade pública, gratuita e de qualidade resiste!