Aula Inaugural

Com o tema “O significado das lutas dos trabalhadores nas décadas de 1970 e 1980: desafios para o presente”, a Faculdade de Serviço Social e o Programa de Pós-graduação em Serviço Social promoverão a aula inaugural do primeiro semestre de 2011. O evento será realizado no dia 7 de abril, às 19h, no Anfiteatro de Estudos Sociais, na Faculdade de Direito.

A aula será ministrada pela professora do departamento de Política e Ação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Maria Rosângela Batistoni. O tema é assunto de seu livro “Confronto Operário: a oposição metalúrgica de São Paulo nas greves e comissões de fábrica (1978-1980)”, que será lançado na mesma ocasião.

A obra, parte de sua tese de doutorado, trata das primeiras grandes greves operárias que se notabilizaram nesse período como importantes lutas pela redemocratização e direitos trabalhistas. “É fundamental, principalmente para os novos alunos, entender o significado das lutas operárias e o peso delas no reconhecimento da classe”, explica.

O diretor da faculdade, Rodrigo de Souza Filho, diz que já se tornou uma tradição a realização de algum evento voltado ao debate de assuntos atuais para abrir o ano letivo. É o caso da discussão da próxima aula inaugural. “Na medida em que hoje temos uma retomada na articulação dos movimentos sociais no Brasil e no mundo, o tema Lutas Sociais é essencial para aqueles que defendem os direitos e movimentos democráticos”, afirma o diretor.