Fechar menu lateral

Projetos

Nesta página, você encontra informações sobre as diversas ações de extensão que são desenvolvidas na Faculdade de Letras.

SUMÁRIO

Contos de Mitologia

Logotipo do Projeto Contos de Mitologia

O projeto Contos de Mitologia tem levado, desde o ano de 2014, ao público externo da UFJF os frutos do trabalho desenvolvido pela equipe de Língua e Literatura Latina da Faculdade de Letras da UFJF, por meio da contação de histórias da Antiguidade Clássica. Nosso objetivo é difundir o conhecimento dos Estudos Clássicos e o gosto pela leitura nas crianças, além de incentivar a formação continuada dos participantes do projeto, aprimorar especialmente a formação acadêmica e didática dos bolsistas e e promover a aproximação entre universidade e comunidade, em especial os cursos de licenciatura da Faculdade de Letras, e a escola de formação básica. Como fio condutor, selecionamos narrativas das “Metamorfoses”, do poeta latino Ovídio.

Além dos conteúdos vinculados aos Estudos Clássicos, abordamos diversas habilidades ligadas à linguagem oral e escrita, em diferentes níveis, questões de planejamento da atividade, trabalho em grupo e proporcionamos, ainda, a continuidade da integração entre o trabalho extensionista e as demais áreas de atuação que compõem o conhecimento acadêmico. Desejamos colaborar para que as crianças atendidas pelo projeto vislumbrem a possibilidade de um futuro melhor para si mesmas, como adultos que irão gozar de cidadania, capazes de se fazerem críticos e reflexivos através do conhecimento proporcionado pelo acesso a alguns aspectos formadores de sua própria cultura, muito explorados atualmente pela indústria cinematográfica, editorial e de jogos, embora pouco trabalhados em determinados segmentos sociais, além de colaborar para sua expressão oral e escrita em diferentes contextos. Pretendemos ainda formar professores mais conscientes do ambiente sociocultural com o qual poderão se deparar em seus futuros ambientes de trabalho e de como é possível desenvolver ações integradas, criativas, transformadoras, significativas e respeitosas para todos os envolvidos.

A prof.ª Dr.ª Fernanda Cunha Sousa é a responsável pelo projeto.

topo

Teatro na Escola

Logo do projeto Teatro na EscolaA oficina Teatro na Escola é uma disciplina de orientação extensionista pertencente ao currículo de graduação da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora (FALE-UFJF), desde o primeiro semestre letivo de 2012, sendo quase integralmente ministrada na Escola Municipal Murilo Mendes (Juiz de Fora – MG) em período não pandêmico. O site do projeto (abre em nova janela) dedica-se ao registro e à documentação das práticas e reflexões realizadas no âmbito da oficina. As abas possibilitam acesso ao que se produz em termos de estreitamento do vínculo entre Educação Superior e Básica. O propósito é dar visibilidade ao que o teatro pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de língua materna, em termos de interpretação e produção de textos, bem como para as interações docente-discentes e para a formação intelectual e crítica de cidadãos.

O professor Dr. Luiz Fernando Matos Rocha do Departamento de Letras (DLET) é o propositor do projeto e atual professor da oficina Teatro na Escola.

topo

 

Projeto de Universalização em Línguas Estrangeiras – PU

O Projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras foi criado em 2000, a partir de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação e a Faculdade de Letras. O Projeto de Universalização oferece à comunidade interna da UFJF (discentes, docentes e técnicos administrativos) cursos de línguas estrangeiras modernas, clássicas e Libras. Atualmente, oferta aproximadamente 2.000 vagas em 59 turmas, disponibilizando aos graduandos cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Latim e Libras.

Metodologia

O Projeto tem por foco principal o ensino das línguas nas sua abordagem instrumental.  Esta deve ser entendida como uma via de fornecer a seus usuários a aquisição e o desenvolvimento de competências de leitura em gêneros textuais básicos (notícias, narrativas, manuais, catálogos, artigos de opinião, cartas e correspondência) e gêneros específicos das diversas áreas de conhecimento. Além disso, seu foco vem sendo ampliado, no sentido de garantir uma instrumentalização básica também para a compreensão oral nas línguas neolatinas (Francês, Italiano e Espanhol).

Objetivo

Além da habilitação dos estudantes da UFJF em Língua Estrangeira Instrumental, o P.U. está comprometido com o processo de formação de professores de Língua Estrangeira. No caso dos alunos-bolsistas da UFJF, a inserção em ambientes pedagógicos diversificados revela-se mais produtiva que o estágio profissionalizante canônico, proporcionando aos bolsistas graduandos em Letras a equiparação de estágio supervisionado em língua estrangeira.

Para mais informações, acesse o site do Projeto de Universalização em Línguas Estrangeiras (abre em nova janela)

topo

 

Programa Boa Vizinhança – Línguas

Programa de extensão Boa Vizinhança Línguas, realizado em parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e a Faculdade de Letras há cerca de 20 anos. O Programa Boa Vizinhança – Línguas oferece à comunidade externa da UFJF  cursos de línguas estrangeiras modernas, clássicas e Libras. Atualmente, são oferecidos 8 (oito) cursos de línguas: Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Libras, Grego Clássico, Latim e Português como Língua de Acolhimento à população do município de Juiz de Fora, prioritariamente aos moradores dos bairros do entorno do campus.

Para mais informações, acesse o site do Programa Boa Vizinhança (abre em nova janela)

topo