Fechar menu lateral

Licenciatura em Letras – Noturno

O curso de Licenciatura em Letras – Noturno possui duas habilitações:

Os arquivos anexados abaixo são referentes ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Licenciatura em Letras de 2020. Para visualizar dados sobre os currículos anteriores, acesse a página das matrizes curriculares e fluxogramas antigos do turno noturno.

Português e respectivas literaturas

O licenciado em Letras: Português e respectivas literaturas será capacitado a planejar, organizar e desenvolver materiais e atividades relativos ao ensino de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. Sua atuação principal é a docência no Ensino Fundamental e Médio, atividade que requer conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura, a história, as variedades e o uso da língua portuguesa, assim como um repertório consistente de leituras de literatura brasileira, portuguesa e africana em língua portuguesa. Além disso, espera-se do licenciado em Letras: Português e respectivas literaturas uma sólida formação linguística e cultural, incluindo um domínio consistente das principais teorias linguísticas e literárias e de línguas e literaturas estrangeiras modernas e clássicas, que possibilitam um pensamento científico elaborado sobre a linguagem, em geral, e a língua portuguesa, em particular, como prática social e cognitiva que compõe a identidade nacional. O licenciado também deverá demonstrar um domínio das ferramentas e estratégias apropriadas ao ensino de língua portuguesa em ambientes escolares, incluindo noções claras do processo de aquisição de linguagem e desenvolvimento do letramento.

O curso de Letras: Português e respectivas literaturas permite que o aluno escolha entre um leque de disciplinas eletivas específicas que determinarão a ênfase curricular escolhida, que poderá ser Linguística/Língua Portuguesa ou Estudos Literários/Literaturas de Língua Portuguesa.

topo

Espanhol e Respectivas Literaturas

O licenciado em Letras: Espanhol e respectivas literaturas será capacitado a planejar, organizar e desenvolver materiais e atividades relativos ao ensino de espanhol – língua estrangeira e literaturas de língua espanhola. Sua atuação principal é a docência, atividade que requer conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura, a história, as variedades e o uso da língua espanhola e sua cultura, o domínio das ferramentas pedagógicas apropriadas ao ensino de língua estrangeira em ambientes escolares, bem como noções claras dos processos de aquisição de língua estrangeira. O licenciado em Letras: Espanhol e respectivas literaturas atuará, portanto, na maior parte, em sala de aula, o que não o impede de realizar tarefas didáticas de elaboração, revisão e análise de materiais didáticos, tais como livros, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem, programas computacionais, entre outros.

topo