A professora Rayla Lemos em sua pesquisa de doutorado produziu um livro a respeito de uma temática notavelmente pertinente, que seria a apreensão sentida frequentemente pelas famílias de bebês prematuros, aqueles nascidos antes das 36 semanas de gestação, quanto ao seu desenvolvimento e à sua saúde. A publicação, cujo título é “A História de Sofia”, está disponível online e gratuitamente.
O material, ilustrado e interativo, é resultado da pesquisa de doutoramento, realizada por Rayla, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), entre os anos de 2013 e 2016, sob orientação da professora Maria de La Ó Ramallo Veríssimo.
Nesta semana, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), publicou em seu Site sobre o livro da professora Rayla, onde contam um pouco da trajetória da professora que já estuda o desenvolvimento de crianças nascidas prematuras desde a graduação em Fisioterapia na UFJF.
A professora Rayla também fala um pouco sobre sua opinião, diante desta temática, na notícia publicada pela UFJF “O cuidado com a criança e conhecer o seu desenvolvimento me motivam muito, especialmente no que diz respeito às habilidades funcionais e da independência”. Isso porque as crianças prematuras realmente possuem um alto risco de sofrerem alterações no seu desenvolvimento ou precisarem de mais cuidados durante a vida.
Segundo a professora, as pesquisas anteriores ao curso de doutorado a instigaram a buscar um estudo que pudesse gerar um produto “para ajudar as famílias no cuidado de suas crianças e que tivesse uma justificativa social”. Assim, o livro foi construído de forma participativa com profissionais e famílias, para apoiar o desenvolvimento da criança prematura e, também, “as necessidades de sua família, que é impactada por esta condição”.
Rayla enfatiza que a prematuridade não é uma “sentença”, ou seja, com estratégias de baixo custo é possível promover o desenvolvimento da criança. “Isso é possível quando geramos o empoderamento da família para o cuidado do desenvolvimento funcional, que é aquele que permitirá que a criança seja independente e participativa.” Para isso, o livro ‘A História de Sofia’ foi construído em linguagem acessível, levando o conhecimento científico ao leitor de uma forma simples. “Penso que a ciência produzida deve extravasar os muros da universidade como compromisso social de transformação positiva da vida das pessoas. Essa também deve ser uma finalidade das pesquisas.”
A professora ainda destaca que, após a alta hospitalar do bebê prematuro, são muitas as dúvidas e inquietações das famílias. No seu estudo, ela percebeu que não havia material sistematizado sobre o assunto e as famílias traziam ao consultório muitas questões. “‘A História de Sofia’ tem linguagem apropriada. O livro foi construído com base na experiência vivenciada pelas famílias e no conhecimento científico atualizado na temática, contando, inclusive, com um quadro de habilidades funcionais, uma tabela nas páginas finais do livro em que a família pode acompanhar o desenvolvimento funcional de sua criança por faixa etária e área funcional. Queremos empoderar a família como parceira no cuidado, potencializando a ação da equipe multiprofissional que deve acompanhar a criança sistematicamente.”
Para visualizar a noticia no Site da UFJF é só acessar o link:
“A História de Sofia” está disponível gratuitamente no site da Escola de Enfermagem da USP:
http://www.ee.usp.br/cartilhas/historiadeSofia.pdf
E se houver interesse para outras informações, pode entrar em contato com a professora Rayla através de seu e-mail: raylalemos@gmail.com