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Relatório do Trabalho Remoto

Este espaço foi concebido para publicação dos Relatórios do Trabalho Remoto e publicidade das atividades desenvolvidas na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis no período de suspensão das atividades presenciais em razão da pandemia.

 

2021.3
Departamento de Ciências Administrativas

Atividades Administrativas: Composição da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra); da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FADEPE), do Comitê do Centro de Educação à Distância, do Comitê de Ética, da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), da Direção da Unidade, da Chefia do Departamento de Ciências Administrativas, da Coordenação de Administração, da Coordenação de Administração Pública EaD, dos Colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação, do Núcleo Docente Estruturante, da Coordenação de Mestrado Acadêmico, da Coordenação do Mestrado Profissional em Administração Pública, da Coordenação das Atividades de Extensão, da Representação do Colegiado dos cursos Lato Sensu, da Coordenação Geral do projeto de Pós-graduação Lato Sensu não gratuito, da Coordenação Acadêmica dos cursos de Lato Sensu, da Comissão de Organização da Semana da FACC, da Comissão Orientadora de Estágio, da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, da Comissão de Acompanhamento Estudantil, de Comissões vinculadas à Câmara de Gestão da FACC (Avaliação das capacidades organizacionais, Avaliação do Portfólio, da Formalização de diretrizes para elaboração dos Planos Individuais de Trabalho e dos Relatórios Individuais de Trabalho), Realização das atividades de avaliação institucional pela Câmara de Graduação da FACC com levantamento de dados sobre evasão, retenção, reprovação e avaliação dos conhecimentos e habilidades referentes aos estágios com vistas às reformas curriculares dos cursos de graduação presencial, Participação em banca de concurso público de provas e títulos – seleção de docentes para o magistério superior, Participação em processo seletivo de professor substituto para o magistério superior, Participação na Câmara de Lato Sensu da Propp, Participação Editorial Selo FACC, Participação na Comissão coordenadora do PDI, Participação na comissão do regimento geral da Pós-graduação, Participação no conselho do Centro de Pesquisas Sociais (CPS), Participação no Fórum de internacionalização. Atividades de Ensino: Preparação e ministração de aulas nas Graduações presenciais e EaD e nas Pós-Graduações Lato Sensu e Stricto Sensu na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (envolvendo ao todo aproximadamente 1,200 estudantes), Orientações da Campe Empresa Jr., de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Monitoria, de Treinamento Profissional e de Estágios, Participação no Global July, das Mentorias do Acompanhamento Acadêmico. Atividades de Pesquisa: Participação em Congressos Científicos, Orientação de Iniciação Científica e Dissertações, Coorientação de dissertações e teses, Participação em banca de qualificação (mestrado e doutorado), Participação em Bancas de TCC, Dissertação e Tese, Escrita e publicação de artigos científicos em congressos e periódicos, Avaliação de artigos científicos para congressos e periódicos, Composição de Comissão Científica e da Coordenação Geral do Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, Composição da equipe organizadora do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Coordenação e participação nos Grupos de Pesquisa registrados no CNPq, Projetos de pesquisa cadastrados na Propp, Liderança de Temas e Grupos de Trabalho nos eventos acadêmicos, Atuação em corpo editorial de periódico, Organização de livro acadêmico. Atividades de Extensão: Da coordenação e participação na Semana da FACC, Coordenação e participação em projetos de extensão, Curso de extensão para gestores da UFJF – “Liderança Contemporânea: Desafios da Motivação e do Trabalho em Equipe”, da participação no “Hackathons” do Critt, da Coordenação e participação em “Rodas de Conversa sobre extensão”: “Inserção da Extensão no Currículo de Graduação” e “Atividades Extensionistas e Ciências Contábeis”, Participação em atividades de inovação e bancas junto ao Critt (Incubadora e Speed Lab).

Departamento de Finanças e Controladoria

Atividades administrativas: Composição da Reitoria, da Comissão de acompanhamento dos cursos Lato Sensu, da Coordenação do curso de Graduação, dos Colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação, do Núcleo Docente Estruturante, da Chefia do Departamento,  da Comissão Orientadora de Estágio, das Comissões de Processo Administrativo Disciplinar por solicitação da Reitoria, das Bancas de concurso para professor substituto, Comissão de avaliação dos Planos de Ensino, da Comissão para concurso de professor efetivo, Comissões vinculadas à Câmara de Gestão da FACC (Avaliação das capacidades organizacionais, Avaliação do Portfólio, Formalização de diretrizes para elaboração dos Planos Individuais de Trabalho e dos Relatórios Individuais de Trabalho). Atividades de Ensino: Preparação e ministração de aulas nas Graduações e na Pós-Graduações Lato Sensu e Stricto Sensu na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, Orientações de monitoria e da Campe Empresa Jr., de TCC e de Estágios. Atividades de Pesquisa: Participação em Congressos Científicos, Iniciação Científica e Dissertações, Participação em Bancas de TCC, Dissertação e Tese, Escrita e Avaliação de artigos científicos para congressos e periódicos, Projeto denominado Análise das estratégias de mensuração de custos de cirurgia cesariana sob a perspectiva de microcusteio: uma revisão de literatura. Atividades de Extensão: Projeto Gestão de Acesso à informação sobre a Rede Cegonha em Juiz de Fora – MG (GAIA-CEGONHA). Projeto Gestão de Custos em Escolas. Vice-coordenação do projeto de Extensão “Rede Colaborativa para agricultores familiares de Juiz de Fora e região”, Colaboração no Projeto de extensão em interface com a pesquisa ” Sustenta JF”, III Semana FACC e a Comemoração dos 10 anos de Ciências Contábeis.

Relatório de Capacitações ou Treinamentos: Docentes em Doutoramento nas seguintes Instituições: Universidade Federal de Lavras, Universidade Estácio de Sá-RJ, Universidade
Federal do Rio de Janeiro, Fucape Pesquisa e Ensino e Participações Limitadas, Universidde Federal de Minas Gerais. Universidad de Salamanca.

Direção

Tarefas administrativas: continuidade do processo de digitalização da Unidade, criação de novos Procedimentos Operacionais Padrão para concursos de efetivos e temporários, gestão do SEI, agendamento de férias, registro de patrimônio, monitoramento dos processos de empréstimos dos equipamentos, atendimento às demandas via e-mail e redes sociais, divulgação de atividades no site e nas redes sociais, apoio às reuniões do Conselho de Unidade, Departamentos e Colegiados, acompanhamento dos processos de prestação de contas de participação em congressos virtuais, gestão do processo de compras e recebimento de materiais, verificação de equipamentos para empréstimos e no ato da devolução, acompanhamento do processo de seleção de professores temporários. Tarefas acadêmicas: atendimento a alunos e professores, matrículas, atualização do espaço do aluno nos sites dos cursos, agendamento de bancas de TCC e de dissertação, trâmites dos processos de estágio, criação de site para Conselho Editorial, criação e tradução de site da FACC em língua estrangeira.

Relatório de Capacitações ou Treinamentos: Cursos: Graduação em Ciências Contábeis; MBA em Gestão de Pessoas; II Jornada Feminismos Decoloniais em Questão – 30 de junho, 1 e 2 de julho de 2021 – carga horária 20 horas – UFRJ; Oficina “Dois olhares decoloniais sobre ‘Isto não é um enterro, é uma ressurreição’” – 28 de junho de 2021 – carga horária de 2 horas – UFRJ; Oficina “Estética Decolonial’” – 29 de junho de 2021 – carga horária de 2 horas – UFRJ; III Gênero em Ação: Política, cuidado, cultura e movimento  – 30 de setembro e 01 de outubro de 2021 – carga horária 24 horas – UFRJ; Disciplina Tópicos especiais em Sociologia I – 2021.1 – PPGCSO – UFJF; Disciplinas Teoria Política e Tópicos Especiais em Antropologia IV – 2021.3 – PPGCSO – UFJF

2021.1
Departamento de Ciências Administrativas

Atividades Administrativas: Composição da Pró-reitoria de Infraestrutura (Próinfra); da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FADEPE), do Conselho do Centro de Educação à Distância, do Comitê de Ética, da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), da Direção da Unidade, da Chefia do Departamento de Ciências Administrativas, da Coordenação de Administração, da Coordenação de Administração Pública EaD, dos Colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação, do Núcleo Docente Estruturante, da Coordenação de Mestrado Acadêmico, da Coordenação do Mestrado Profissional em Administração Pública, da Coordenação das Atividades de Extensão, da Representação do Colegiado dos cursos Lato Sensu, da Coordenação Geral do projeto de Pós-graduação Lato Sensu não gratuito, da Coordenação Acadêmica dos cursos de Lato Sensu, da Comissão de Organização da Semana da FACC, da Comissão Orientadora de Estágio, da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, da Comissão de Acompanhamento Estudantil, de Comissões vinculadas à Câmara de Gestão da FACC (Avaliação das capacidades organizacionais, Avaliação do Portfólio, da Formalização de diretrizes para elaboração dos Planos Individuais de Trabalho e dos Relatórios Individuais de Trabalho), Realização das atividades de avaliação institucional pela Câmara de Graduação da FACC com levantamento de dados sobre evasão, retenção, reprovação e avaliação dos conhecimentos e habilidades referentes aos estágios com vistas às reformas curriculares dos cursos de graduação presencial. Atividades de Ensino: Preparação e ministração de aulas nas Graduações presenciais e EaD e nas Pós-Graduações Lato Sensu e Stricto Sensu na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (envolvendo ao todo aproximadamente 1,200 estudantes), Orientações da Campe Empresa Jr., de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Monitoria, de Treinamento Profissional e de Estágios, Participação no Global July. Atividades de Pesquisa: Participação em Congressos Científicos, Orientação de Iniciação Científica e Dissertações, Participação em Bancas de TCC, Dissertação e Tese, Escrita e publicação de artigos científicos em congressos e periódicos, Avaliação de artigos científicos para congressos e periódicos, Composição de Comissão Científica e da Coordenação Geral do Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, Composição da equipe organizadora do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Coordenação e participação nos Grupos de Pesquisa registrados no CNPq, Projetos de pesquisa cadastrados na Propp, Liderança de Temas e Grupos de Trabalho nos eventos acadêmicos, Atuação em corpo editorial de periódico, Organização de livro acadêmico. Atividades de Extensão: Programa Gestão & Desenvolvimento em parceria com a Rádio CBN Juiz de Fora, Semana da FACC, Coordenação e participação em projetos de extensão.

Departamento de Finanças e Controladoria

Atividades administrativas: Composição da Reitoria, da Diretoria do Centro de Educação à Distância, da Comissão de acompanhamento dos cursos Lato Sensu, da Coordenação do cuso de Graduação, dos Colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação, do Núcleo Docente Estruturante, da Chefia do Departamento, da Comissão de Organização da Semana da FACC, da Comissão Orientadora de Estágio, das Comissões de Processo Administrativo Disciplinar por solicitação da Reitoria, das Bancas de concurso para professor substituto, Comissão de avaliação dos Planos de Ensino, Comissões vinculadas à Câmara de Gestão da FACC (Avaliação das capacidades organizacionais, Avaliação do Portfólio, Formalização de diretrizes para elaboração dos Planos Individuais de Trabalho e dos Relatórios Individuais de Trabalho). Atividades de Ensino: Preparação e ministração de aulas nas Graduações e na Pós-Graduações Lato Sensu e Stricto Sensu na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, Orientações da Campe Empresa Jr., de TCC e de Estágios. Atividades de Pesquisa: Participação em Congressos Científicos, Iniciação Científica e Dissertações, Participação em Bancas de TCC, Dissertação e Tese, Escrita e Avaliação de artigos científicos para congressos e periódicos. Atividades de Extensão: Programa Gestão & Desenvolvimento em parceria com a Rádio CBN Juiz de Fora.

Relatório de Capacitações ou Treinamentos: Docentes em Doutoramento nas seguintes Instituições: Universidade Federal de Lavras, Universidade Estácio de Sá-RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fucape Business School, Universidde Federal de Minas Gerais. Universidad de Salamanca.

Direção

Tarefas administrativas: continuidade do processo de digitalização da Unidade, criação de novos Procedimentos Operacionais Padrão, gestão do SEI, agendamento de férias, registro de patrimônio, monitoramento dos processos de empréstimos dos equipamentos, atendimento às demandas via e-mail e redes sociais, divulgação de atividades no site e nas redes sociais, apoio às reuniões do Conselho de Unidade, Departamentos e Colegiados, acompanhamento dos processos de prestação de contas de participação em congressos virtuais, gestão do processo de compras, manutenção preventiva dos equipamentos, auxílio ao corpo docente com os equipamentos de informática e softwares, verificação de equipamentos para empréstimos e no ato da devolução, acompanhamento do processo de seleção de professores temporários, execução centralização do processo seletivo de monitores. Tarefas acadêmicas: atendimento a alunos e professores, matrículas, atualização do espaço do aluno no site, agendamento de bancas de TCC e de dissertação, trâmites dos processos de estágio.

Relatório de Capacitações ou Treinamentos: Cursos: Graduação em Ciências Contábeis, MBA em Gestão de Pessoas, O Servidor Público na UFJF: Carreira em Perspectiva – 50hs -Fevereiro/março 2021, Moodle para Educadores – Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância – Cefor – 60 horas- janeiro 2021, Doutrina Política: Liberalismo – Instituto Legislativo Brasileiro – 20 hs – janeiro 2021, Promover a Imaginação Sociológica – UFGRS – 12 hs – março 2021, O Servidor Público na UFJF: Carreira em Perspectiva – 50hs -Fevereiro/março 2021, Moodle para Educadores – Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância – Cefor – 60 horas- janeiro 2021, Doutrina Política: Liberalismo – Instituto Legislativo Brasileiro – 20 hs – janeiro 2021. Congresso: XIII CASI (Evento On-line) – 20/05/2021 a 21/05/2021 – 32 horas. Palestras: A ciência não será a mesma após a pandemia realizado ( XIII CASI) -20/05/2021- 2 horas, Guia para Publicar: conselhos práticos para publicações e impacto de pesquisa( XIII CASI) -20/05/2021- 2 horas, Lançamento do livro “A Nova República em Crise” – Laboratório de História Política e Social da UFJF – 2 horas.

2020
Departamento de Ciências Administrativas

Atividades administrativas: Composição da Pró-reitoria de Infraestrutura (Próinfra); da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FADEPE), do Conselho do Centro de Educação à Distância, do Comitê de Ética, da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), da Direção da Unidade, da Chefia do Departamento de Ciências Administrativas, da Coordenação de Administração, da Coordenação de Administração Pública EaD, dos Colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação, do Núcleo Docente Estruturante, da Coordenação de Mestrado Acadêmico, da Coordenação do Mestrado Profissional em Administração Pública, da Coordenação das Atividades de Extensão, da Representação do Colegiado dos cursos Lato Sensu, da Coordenação Geral do projeto de Pós-graduação Lato Sensu não gratuito, da Coordenação Acadêmica dos cursos de Lato Sensu, da Comissão de Organização da Semana da FACC, da Comissão Orientadora de Estágio, da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, da Comissão de Acompanhamento Estudantil, de Comissões vinculadas à Câmara de Gestão da FACC (Avaliação das capacidades organizacionais, Avaliação do Portfólio, da Formalização de diretrizes para elaboração dos Planos Individuais de Trabalho e dos Relatórios Individuais de Trabalho), Realização das atividades de avaliação institucional pela Câmara de Graduação da FACC com levantamento de dados sobre evasão, retenção, reprovação e avaliação dos conhecimentos e habilidades referentes aos estágios com vistas às reformas curriculares dos cursos de graduação presencial. Atividades de ensino: Preparação e ministração de aulas nas Graduações presenciais e EaD e nas Pós-Graduações Lato Sensu e Stricto Sensu na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (envolvendo ao todo aproximadamente 1,200 estudantes), Orientações da Campe Empresa Jr., de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Monitoria, de Treinamento Profissional e de Estágios, Participação no Glogal July. Atividades de pesquisa: Participação em Congressos Científicos, Orientação de Iniciação Científica e Dissertações, Participação em Bancas de TCC, Dissertação e Tese, Escrita e publicação de artigos científicos em congressos e periódicos, Avaliação de artigos científicos para congressos e periódicos, Composição de Comissão Científica e da Coordenação Geral do Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, Composição da equipe organizadora do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Coordenação e participação nos Grupos de Pesquisa registrados no CNPq, Projetos de pesquisa cadastrados na Propp, Liderança de Temas e Grupos de Trabalho nos eventos acadêmicos, Atuação em corpo editorial de periódico, Organização de livro acadêmico. Atividades de extensão: Programa Gestão & Desenvolvimento em parceria com a Rádio CBN Juiz de Fora, Semana da FACC, Coordenação e participação em projetos de extensão.

 

Departamento de Finanças e Controladoria

Atividades administrativas: Composição da Reitoria, da Diretoria do Centro de Educação à Distância, da Comissão de acompanhamento dos cursos Lato Sensu, da Coordenação do cuso de Graduação, dos Colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação, do Núcleo Docente Estruturante, da Chefia do Departamento, da Comissão de Organização da Semana da FACC, da Comissão Orientadora de Estágio, das Comissões de Processo Administrativo Disciplinar por solicitação da Reitoria, Comissão de avaliação dos Planos de Ensino, Comissões vinculadas à Câmara de Gestão da FACC (Avaliação das capacidades organizacionais, Avaliação do Portfólio, Formalização de diretrizes para elaboração dos Planos Individuais de Trabalho e dos Relatórios Individuais de Trabalho). Atividades de ensino: Preparação e ministração de aulas nas Graduações e na Pós-Graduações Lato Sensu e Stricto Sensu na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, Orientações da Campe Empresa Jr., de TCC e de Estágios. Atividades de pesquisa: Participação em Congressos Científicos, Iniciação Científica e Dissertações, Participação em Bancas de TCC, Dissertação e Tese, Escrita e Avaliação de artigos científicos para congressos e periódicos. Atividades de extensão: Programa Gestão & Desenvolvimento em parceria com a Rádio CBN Juiz de Fora.

Relatório de Capacitações ou Treinamentos: Docentes em Doutoramento nas seguintes Instituições: Universidade Federal de Lavras, Universidade Estácio de Sá-RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Grande Rio (Unigranrio), Fucape Business School, Universidad de Salamanca.

 

Direção

Relatório de atividades: Além das tarefas rotineiras da área administrativa (gestão do SEI, agendamento de férias, registro de patrimônio, monitoramento dos processos de empréstimos dos equipamentos, atendimento às demandas via e-mail e redes socias, divulgação de atividades no site e nas redes sociais, apoio às reuniões do Conselho de Unidade, Departamentos e Colegiados, acompanhamento dos processos de prestação de contas de participação em congressos virtuais, gestão do processo de compras, manutenção preventiva dos equipamentos, auxílio ao corpo docente com os equipamentos de informática e softwares, verificação de equipamentos para empréstimos e no ato da devolução) e das tarefas acadêmicas (atendimento a alunos e professores, matrículas, atualização do espaço do aluno no site, agendamento de bancas de TCC e de dissertação), o trabalho remoto fomentou dimensões como a otimização de processos organizacionais, a racionalização e a informatização de procedimentos, com agilidade e desburocratização. Todos os procedimentos administrativos da secretaria da FACC passaram a ser realizados de maneira virtual, por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), e-mail, sistemas de gerenciamento de projetos (na FACC foi fomentado o uso do Trello) ou formulários eletrônicos. Este foi, inicialmente, um desafio, que ao final se revelou como um aperfeiçoamento dos serviços realizados pela equipe de trabalho da Secretaria da FACC. As principais atividades informatizadas foram: realização de processo seletivo para ingresso (mestrados) de forma inteiramente remota; gerenciamento de operações relacionadas a matrícula (graduações, pós-graduações e mestrados); suporte e gerenciamento de defesas virtuais de TCC; abertura e acompanhamento de processos diversos no SEI, como de flexibilização/aproveitamento de disciplinas, de reintegração e de tratamento excepcional; análise de currículo de alunos; verificação de pendências para colação de grau; inclusão de alunos e professores em respectivas disciplinas do curso no Moodle em massa via suporte Cead e manualmente quando aplicável; elaboração de cronogramas relativos à aplicação e correção de provas e atividades semanais e lançamento de notas por professores e tutores;contratação de professores substitutos; empréstimo de equipamentos da Faculdade a servidores para trabalho remoto; criação de formulários e tutoriais para alunos e professores; elaboração de instrumentos normativos internos. O trabalho remoto e aulas on-line reforçou também a necessidade de aperfeiçoar os meios de comunicação da FACC com a comunidade acadêmica. Neste aspecto foram reformuladas as estratégias de divulgação das atividades realizadas pela FACC, seja na área administrativa, acadêmica, de pesquisa, de extensão e eventos desenvolvidos pela Faculdade. Foi dada ênfase, notadamente, aos e-mails institucionais, às publicações em redes sociais da FACC e à reformulação dos sites institucionais da FACC e migração para o novo layout proposto pela UFJF, mais adequado aos novos padrões de acessibilidades e de tecnologias da informação. No ano de 2020 foram implementadas, ainda, diversas atividades importantes para a Faculdade, como: Pesquisa de satisfação dos serviços prestados pelos servidores da Unidade, a fim de balizar melhorias de atendimentos e processos de trabalho; Avaliação de Conhecimentos e Habilidades por Concedentes e Estagiários dos Cursos Presenciais de Graduação em Administração e em Ciências Contábeis; Levantamentos de dados e construção de relatórios diversos no curso de Administração Pública (EaD), englobando alunos ingressantes, jubilados, concluintes, cancelados, ativos, formados por polo e ano; retenção por disciplina e quantitativo de tutores.

Relatório de Capacitações ou Treinamentos: Treinamento ETP Digital ofertado pelo Ministério da Economia Treinamentos sobre acessibilidade (e-Mag) e os novos recursos disponibilizados. Graduação em Ciências Contábeis Cursos de Gestão de Conflitos (30h). Curso Gestão de Pessoas (30h). Sistema Eletrônico de Informações – SEI! USAR. Curso Introdução à Libras (60h). Curso Inteligência emocional (50 h). Curso Planejamento estratégico para organizações públicas (40h). Moodle para Educadores (60h). Treinamento Ferramentas no Moodle – Módulos I e II (12h). Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Curso CONTROLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Treinamento para migração dos sites da UFJF para nova base.