Nos dias 01 e 02 de dezembro de 2016, a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora recebeu pesquisadores de todo o país na nona edição do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (Casi).
A parceria estabelecida com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) para organização do evento foi absolutamente exitosa. O congresso recebeu 490 submissões de trabalhos, dos quais 284 foram apresentados de modo oral ou sob a forma de pôsteres em oito áreas temáticas.
Um fato digno de nota no evento foi a premiação concedida ao artigo A Universidade na Concepção dos Estudantes: Evidências Empíricas de Diretórios Estudantis. De autoria do professor Angelo Brigato Ésther e da discente Isabela Grossi Amaral, o texto foi destacado como o melhor da área temática Organizações e Sociedade (OSO).
O prêmio de melhor artigo do Casi foi conferido ao trabalho Usos e Abusos da Escala Likert: Estudo Bibliométrico nos Anais do Enanpad de 2010 a 2015, de Fábio Antonialli, Luiz Marcelo Antonialli e Renan Antonialli. O professor Luiz Marcelo, vinculado à Universidade Federal de Lavras, é docente permanente do Mestrado Acadêmico em Administração da FACC.
Além da ação articulada entre a FACC UFJF e o ICHS UFF, operaram decisivamente para a qualidade do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação o trabalho de docentes, técnicos e alunos (de graduação e pós-graduação) e os apoios institucionais do Centro de Educação a Distância (Cead), da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) e da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra).
O Casi representa a maior iniciativa de natureza acadêmica já empreendida pela FACC, coroando o ano de 2016 que foi marcado, também, pela criação do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (CESPAC), pela organização do Sétimo Encontro de Administração Política e pelo início das atividades dos mestrados acadêmico e profissional em Administração e Administração Pública, respectivamente.