Fechar menu lateral

UFJF promove primeira reunião do Fórum Permanente de Prefeitos e de Prefeitas de GV e região

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, o 1º Fórum Permanente de Prefeitos e Prefeitas de Governador Valadares e sua região circundante. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e realizado no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com o intuito de fortalecer a presença e a contribuição da UFJF em seus territórios de influência.

Mesa presidida pela Pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra (Foto: Dante Rodrigues)

O Fórum foi conduzido pela mesa de trabalho, presidida pela Professora Ana Lívia, Pró-Reitora de Extensão, na presença do Coordenador Acadêmico de Governador Valadares, Professor Alex Sander, da Gerente de Graduação, Professora Angélica Cotta, e de Devani, servidora do setor de extensão da UFJF no campus de Governador Valadares.

Segundo a Profª Ana Lívia Coimbra, Pró-Reitora de Extensão, é de extrema relevância para a UFJF manter uma conexão sólida com os municípios do Vale do Rio Doce, impulsionando, assim, o desenvolvimento regional por meio do campus de Governador Valadares. “Este Fórum Permanente representa um espaço para a troca de ideias, permitindo que a universidade se torne um ator social importante. Uma instituição que alcança os municípios e escuta seus representantes políticos, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.”

Além da Professora Ana Lívia, o Reitor Marcus David, a Vice-Reitora Girlene Alves, o Diretor-Geral da UFJF em Governador Valadares,  Angelo Denadai, e outros membros da comunidade acadêmica dos campi sede e avançado apresentaram um panorama abrangente dos quase 11 anos de história do campus de Governador Valadares, seus números e áreas de atuação aos gestores municipais.

Reitor da UFJF, Marcus David, em fala durante abertura do evento (Foto: Dante Rodrigues) Raimundo Penaforte é prefeito de Itanhomi e presidente da Ardoce (Foto: Dante Rodrigues)

O Reitor Marcus David explicou: “Estamos aqui para estabelecer parcerias com as lideranças políticas dos municípios e, assim, cumprir nosso papel por meio da extensão universitária. Ao sairmos de nossos muros, a universidade não assume uma postura arrogante, acreditando que é ela que detém todo o conhecimento. Pelo contrário, temos consciência de que, ao nos aproximarmos da comunidade, podemos adquirir conhecimento e experiência valiosos. Queremos servir e compreender a realidade da população dos municípios sob a liderança de vocês.”

Raimundo Penaforte é prefeito de Itanhomi e presidente da Ardoce (Foto: Dante Rodrigues)

Um dos gestores municipais presentes no evento foi Raimundo Francisco Penaforte, prefeito de Itanhomi e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce). Para Penaforte, a interação entre a universidade e os municípios é fundamental para a região. “Acreditamos que a universidade, por meio de suas atividades de extensão, pode contribuir para melhorar diversos indicadores e aumentar a geração de emprego e renda. Em Itanhomi, por exemplo, estamos planejando criar um distrito industrial, e a universidade pode ser uma parceira valiosa nesse projeto.”

O evento contou ainda com a participação dos prefeitos de Alpercata, Rafael França; de Capitão Andrade, Aroldo Miranda da Silva; de Galiléia, Juarez da Silva Lima; e de representantes das prefeituras de Governador Valadares (Daniel Portes Ferreira); Divino das Laranjeiras (Jonatham Trindade); Sardoá (Valdicéia Maria); Mantena (Eliane Alves); Virgolândia (Jeanne Pereira-Coordenadora de Atenção Primária); São José do Divino (Adeildo Costa-Contador), na qualidade de assessores de governo e secretários municipais; vereadores de municípios da região (Jamir Calili); além do deputado federal Leonardo Monteiro; da ex-prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa; e de assessores parlamentares. Também estiveram presentes membros da comunidade acadêmica da UFJF em Governador Valadares e Juiz de Fora.