Fechar menu lateral

Artigo sobre projeto da UFJF-GV é publicado na Revista Brasileira de Extensão Universitária

A última edição da Revista Brasileira de Extensão Universitária apresenta um artigo em que são relatadas as experiências das atividades do projeto de extensão “Capacitação de equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para o combate à dengue por meio da mobilização social”, realizadas no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Coordenado por Thiago Vinícius Ávila, professor da UFJF-GV entre os anos de 2015 e 2019, o projeto de extensão elaborou e aplicou oficinas de mobilização social para capacitar 11 equipes do NASF no município durante dois anos. “Mobilizar é reunir pessoas em busca de um objetivo comum e compartilhar ideias em prol da coletividade. Dessa forma, uma rede de mobilização social com a participação coletiva poderia ser uma estratégia importante no combate às arboviroses em Governador Valadares e os profissionais do NASF têm um papel muito relevante nesse contexto, uma vez que eles possuem acesso direto à comunidade em que estão inseridos e podem ouvir e dialogar diretamente com ela”, explicou o professor que contou com o apoio de estudantes e professores da UFJF-GV, bem como de gestores e profissionais da prefeitura comprometidos em aperfeiçoar as ações executadas em saúde pública no município.

Atualmente professor do Departamento de Farmacologia, do Instituto de Ciências Biológicas do campus sede da UFJF, Thiago acredita que o artigo é fruto da valorização da extensão na instituição e defende um maior número de publicações das atividades extensionistas. “A extensão universitária é algo muito difundido e incentivado na UFJF-GV, e isso me ajudou bastante no desenvolvimento das ações de extensão que publicamos no artigo. Comumente, há um pensamento equivocado de que um artigo publicado deve ser atrelado apenas a resultados de uma pesquisa científica, e se esquece que as experiências obtidas através de ações de extensão também geram conhecimento que impacta toda a sociedade. Eu espero que a publicação do nosso artigo possa encorajar outros grupos a publicar suas experiências extensionistas também”.

Confira na íntegra a notícia em Campus e Comunidade – Campus GV