Fechar menu lateral

Justificativa

Desde o início da década passada, a UFJF vem construindo uma história de sucesso na oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD). Atualmente, oferece nesta modalidade de ensino sete cursos de graduação, sendo um bacharelado e seis licenciaturas, além de especializações e cursos de aperfeiçoamento, totalizando mais de 4.700 alunos, distribuídos em 56 polos de apoio presencial (cidades).

Dentre os cursos ofertados, destacamos neste Programa o curso de Licenciatura em Computação (LiComp) que, atua em 14 polos de apoio presencial e possui 380 alunos matriculados. Tem como objetivo formar professores com uma visão tecnológica em computação, capazes de atuarem no ensino fundamental, ensino médio e educação profissional técnico de nível médio, com a colaboração de profissionais de diversas áreas, qualificados e comprometidos com o gerenciamento do processo de ensino e aprendizagem, estimulados a pesquisar, criar e a investir na própria formação. 

Especificamente para justificar o presente programa de extensão, vamos focar a contextualização do curso de LiComp em dois pontos a saber, bem como apresentar os resultados da 1a edição do Programa e-TEIA: 

  1. Os alunos do sexto e sétimo períodos do curso de LiComp já integralizaram disciplinas tais como: ITICs, Informática na Educação, Seminário Integrador I e II, Didática Geral, Métodos de ensino e de aprendizagem em Informática, Projeto de software educacional entre outras, que os qualificam para ações como, auxiliar, informar e capacitar na forma de oficinas e palestras, alunos de outras licenciaturas, bem como professores da rede pública na utilização das TIC na sala de aula. Assim, o envolvimento dos alunos da LiComp com a comunidade local em ações como estas, consequentemente proporcionarão melhorias no processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede pública e ainda, fomentarão e contribuirão para a ampliação da formação profissional desses.
  2. Os alunos do curso de LiComp à distância são alunos da UFJF, porém não vivem a Universidade como os alunos presenciais. Observem, que os alunos presenciais vivem a Universidade de uma forma que se sentem parte dela, seja no convívio das salas de aula, na biblioteca, em projetos, nos centros acadêmicos, no RU, nos eventos, ou ainda nos corredores dos prédio. Já os alunos da EAD, longe da rotina física que envolve o dia-a-dia dos alunos presenciais, vivem uma Universidade totalmente diferente, onde somente participam do ensino da UFJF e são deixados à margem da pesquisa e da extensão, devido à distância física/geográfica. E este distanciamento, faz com que os alunos da EAD não se sintam pertencentes à Instituição e ainda, não se sintam parte dela. Desta forma, a presente proposta objetiva continuar contemplando os alunos da modalidade à distância, buscando construir um processo de identidade e de pertencimento deste com a UFJF.
  3. O Programa de Extensão e-TEIA 1a edição (2015/2016/2017) atendeu diretamente mais de 300 professores da rede pública de ensino nas cidades de Timóteo, Manhuaçú  e Juiz de Fora, contemplando 4 bolsistas/alunos do Curso de LiComp.  Desde sua implementação, foram desenvolvidas 3 oficinas com temas como, Games Educacionais, Redes Sociais na Educação e Como utilizar as TIC na Educação em 9 escolas das cidades já mencionadas.

Como resultado, além do atendimento direto ao público especificado, tivemos a integração dos alunos do curso de LiComp com as comunidades em que residem, bem como a efetivação do conhecimento construído a partir das disciplinas do currículo do curso, aplicado na prática quando da formação continuada dos professores a partir das oficinas e, a aproximação desses aluno com a UFJF por meio de reuniões e atividades desenvolvidas pelo Programa e-TEIA.

Em relação à pesquisa, tivemos a produção de pesquisas de campo e bibliográfica que resultou na publicação de dois artigos, o primeiro no SIED:EnPED 2016 – Simpósio Internacional de EAD e Encontro de Pesquisadores em EAD, apresentando o resultado parcial (Fases 1, 2 e 3) e, encaminhamento de mais uma publicação neste ano para o  XIV Congreso Latinoamericano De Extensión Universitaria Uleu y II Congreso Centroamericano De Vinculación Universidad Sociedad CSUCA (aguardando resposta). Além dessas, com o desenvolvimento do Relatório Final agendando para o final do mês de Março/2017, teremos mais subsídios para outras publicações.

Desta forma, temos a certeza de que a continuidade do Programa e-TEIA numa nova edição, se justifica pelo poder de transformação da comunidade onde a UFJF está inserida por meio de seus polos de apoio presenciais, visto que dará oportunidade aos professores da rede pública, bem como a seus alunos, não apenas de  terem contato com as novas tecnologias, mas usufruírem dela, uma vez que os discentes do curso de LiComp da UFJF serão instigados a desenvolverem ações educativas através do uso de tecnologias inovadoras junto às escolas públicas, envolvendo toda a comunidade escolar.