Fechar menu lateral

Professor do DE Tem Projeto Contemplado pelo CNPq

 

Um projeto de pesquisa coordenado pelo Prof. Marcel de Toledo Vieira, do departamento de Estatística da UFJF, foi contemplado pelo CNPq através do Edital MCTI-CNPq / MDS-SAGI 24/2014.

O projeto intitulado “Análise e Modelagem Longitudinal dos Dados da Pesquisa de Avaliação de Impacto do Programa Bolsa Família” terá vigência de 18 meses e receberá um total de recursos de R$ 86.600,00 para o pagamento de bolsas e também para custeio.

Utilizando metodologias estatísticas avançadas e, quando necessário, desenvolvendo metodologia apropriada, este projeto pretende melhorar as práticas dos metodólogos e dos investigadores que trabalham com as bases de dados secundários das bases sociais disponíveis no Ministério do Desenvolvimento Social, sobretudo aquelas de caráter longitudinal. O trabalho em causa pretende responder tanto a questões metodológicas como a problemas substantivos.

Serão utilizados dados da Pesquisa de Avaliação de Impacto do Programa Bolsa Família (primeira e segunda rodadas; AIBF I e II), com o intuito de abordar os desafios metodológicos com que o pesquisador se depara quando pretende analisar e modelar dados longitudinais de pesquisas socioeconômicas e demográficas, como aquelas de avaliação de impacto de políticas públicas. Como resultados esperados desse projeto, podemos incluir recomendações sobre a escolha dos métodos estatísticos mais adequados à análise de dados com uma estrutura longitudinal, incorporando não só erros de medida, como também dados amostrais obtidos com recurso a desenhos amostrais complexos. 

Este projeto contará com a colaboração do Prof. Ricardo da Silva Freguglia, da Faculdade de Economia da UFJF, que, assim como o Prof. Marcel, é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada.

Nas próximas semanas serão divulgadas neste site informações sobre o processo seletivo para a contratação dos 4 bolsistas (sendo 2 de graduação e 2 de pós-graduação) que darão apoio ao projeto. Pedidos de maiores informações sobre o projeto podem ser enviados para o e-mail “marcel.vieira@ice.ufjf.br“.