Professores da Estatística participam de congresso mundial na China

O Departamento de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora será representado por dois professores na 59ª edição do Congresso Mundial de Estatística, a ser realizado de 25 a 30 de agosto deste ano, em Hong Kong, China.

Entre os palestrantes, está o professor e coordenador do curso de Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais da UFJF, Tufi Machado Soares, que ministrará palestra sobre o artigo  “Usando modelos mistos de resposta ao item (IRM) para melhorar a comparabilidade dos modelos de avaliação educacional”.

Tufi explica que os IRM são uma classificação para certo tipo de modelo da Teoria da Resposta ao Item (TRI), utilizada na produção de medidas educacionais – como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – e psicométricas. “Tenho trabalhado com essa classificação que inclui o modelo que propus no artigo para identificar e analisar itens que apresentam funcionamento diferencial. Por exemplo, itens que são mais fáceis ou mais difíceis para um certo grupo de alunos do que para outros, mesmo quando os alunos têm a mesma proficiência cognitiva”.

A apresentação do professor Tufi faz parte da sessão temática “Métodos Estatísticos na avaliação educacional”, que será realizada no dia 29 de agosto.

Quem também viajará para Hong Kong em agosto é o professor Marcel de Toledo Vieira, que fará apresentação oral do trabalho “Model Fitting Tests in the Analysis of Panel Data”, na sessão temática de Survey Methodology.

Outras Informações: 59th ISI World Statistics Congress

Fonte: https://www.ufjf.br/secom/2013