Coordenadora do SAS Brasil ministra workshop no ICE

O Departamento de Estatística da UFJF, dando continuidade à série de eventos programados para 2013, dentro das comemorações do Ano Internacional da Estatística (AIE-2013), realizou nessa quarta, 6, no Instituto de Ciências Exatas, um Workshop sobre o software SAS (Statistical Analysis System) e iniciou um minicurso sobre o programa, ministrados pela Coordenadora de Education do SAS Brasil, Laura Cini.

Laura acredita que, ao divulgar o uso do programa proporcionando aos participantes o domínio da ferramenta, está ajudando na preparação dos acadêmicos para o mercado de trabalho. “Vamos implantar o SAS no Brasil criando uma cultura. Vamos começar com uma fonte padrão para depois evoluir para os programas, orientando-os para a certificação”. Ressalta que as empresas de hoje não costumam dar suporte técnico, mas que o SAS possibilita um autodidatismo, e que um minicurso para 50 pessoas é um início significativo. “Eu espero que os alunos não fiquem com medo de vir para o laboratório, sentar e fazer. Tem que começar aqui dentro da universidade, porque daqui há dois anos, quando este aluno chegar ao mercado de trabalho, isso será o mínimo que exigirão dele”, afirmou Laura.

O aluno Douglas Matos Braga, no sexto período de Estatística, está aprovando a iniciativa da coordenação do curso. “A palestra de hoje, por exemplo, foi extremamente proveitosa, pois nos situou sobre as condições do mercado de trabalho. Tudo isto também ajuda a divulgar nossa profissão, pois há gente de todas as áreas aqui e muitos não sabem de todos os serviços que podemos prestar.”

O evento também faz parte dos objetivos de promover um ensino de qualidade, fugindo do campo hipotético, trazendo a realidade para dentro do espaço acadêmico. O pró-reitor de Planejamento e Gestão da UFJF, Alexandre Zanini, acredita que a utilização deste software é fundamental para o ensino de Estatística. “Às vezes, algumas coisas chamam mais atenção, como a construção de uma biblioteca semelhante à do ICE, mas este investimento é também significativo para ampliar as possibilidades dos alunos da área.” As atividades do Ano Internacional da Estatística permanecerão até dezembro e durante todo o ano serão promovidos vários eventos importantes.

Fonte: https://www.ufjf.br/secom