Fechar menu lateral

Pôster de alunos de Estatística é eleito o 2º melhor em encontro regional da área

 

 

 

Guilherme Coelho Neves e Leandro Vitral Andraos

O trabalho “Análise de Correspondência: uma abordagem geométrica”, dos alunos do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi eleito o segundo melhor na categoria pôster no 11° Encontro Mineiro de Estatística (Mgest) realizado no início desse mês em Ouro Preto (MG). A pesquisa foi elaborada pelos bolsistas de iniciação científica Guilherme Coelho Neves e Leandro Vitral Andraos, orientados pelo professor Ronaldo Rocha Bastos.

Segundo Bastos a pesquisa é muito importante uma vez que a metodologia facilita a interpretação de dados e tem aplicabilidade em várias áreas do conhecimento. “A Análise de Correspondência enquadra-se no que se costuma denominar mineração de dados, no qual se tenta obter informações relevantes de grandes conjuntos de dados e, por isso, é utilizada, por exemplo, nas Ciências Sociais Aplicadas, na Saúde, em Marketing e na Linguística.”

 

Teoria e prática

A motivação para começar a pesquisa surgiu da convivência da teoria com a prática, da curiosidade de entender como chegar àquele resultado final. “A simplicidade dos softwares estatísticos com menus interativos faz com que o usuário não se preocupe em entender a teoria por trás da prática e a grande motivação de nosso estudo foi essa, entender cada detalhe, cada passo, cada álgebra que nos permitisse compreender a Análise de Correspondência”, ressalta Andraos. “É muito gratificante estudar e compreender uma ferramenta tão poderosa e aparentemente simples, mas que demanda uma teoria bastante complexa.”

O desenvolvimento da pesquisa durou cerca de oito meses e contou com ajuda de outros professores, como Márcio Souza e Augusto Souza, que participaram das reuniões semanais para estudar a pouca literatura disponível sobre o assunto. “Apesar das dificuldades, principalmente a escassa literatura sobre o assunto, os resultados foram aparecendo gradativamente e conseguimos concluir a pesquisa. No final vimos que todo esforço valeu a pena, aumentando a nossa compreensão do assunto com o auxílio da álgebra”, afirma Neves.

Ao concluir a pesquisa, os integrantes do grupo constataram que o agrupamento de linhas e colunas com o respaldo da análise de correspondência facilita a interpretação de dados em análises multivariadas, principalmente em dimensões menores.

 

Reconhecimento

O evento que reúne estatísticos de todo o país teve cerca de 200 trabalhos na categoria pôster e elegeu o “Análise de Correspondência: uma abordagem geométrica” como segundo melhor. “Participar de congresso é muito importante, agora ter o trabalho eleito como segundo melhor no Mgest é excelente. Além de ajudar muito em processo seletivo de mestrado, que pretendemos fazer. Esse reconhecimento é sinal que o curso de Estatística da UFJF é um dos melhores de nossa região e mesmo com pouco tempo já colhe os frutos de uma coordenação competente e sempre atenciosa com os alunos”, completa Neves.

 

Andraos também acredita que o reconhecimento é tanto para os alunos, quanto para o curso. “Estar presente em congressos é de vital importância para a nossa vida acadêmica, ter contato e conhecimento com outros trabalhos, alunos e professores nos permite enxergar adiante! Já participamos de outros congressos antes, mas esse foi especial, pois além da premiação ainda realizei uma apresentação oral. A sensação é de dever cumprido, de que todas nossas reuniões, árduas horas de estudos foram recompensadas de forma belíssima. É mais um prêmio para nosso Departamento de Estatística que vem realmente mostrando sua força, sua capacidade e competência em formar alunos modelo.”

Confira aqui o Pôster.

Outras informações: (32) 2102-3306/ 3320 (Departamento de Estatística)

Publicada em 18 de outubro de 2012, em https://www.ufjf.br/secom/2012/10/18/poster-de-alunos-de-estatistica-e-eleito-o-segundo-melhor-no-mgest-2012/