Novo ENEM será debatido em sessão temática na Semana da Estatística

O estudo da estatística pode não ser tão bem visto aos olhos dos leigos, porém, é de suma importância para o aluno do ensino médio que deseja prestar o vestibular para uma universidade federal. Isso porque o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se utiliza de uma modelagem estatística, chamada Teoria da Resposta ao Item (TRI), como base para a pontuação dos candidatos.

Com intuito de ajudar o aluno sobre o assunto, a Semana da Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – evento que será realizado dentro da Semana do Instituto de Ciências Exatas (ICE) entre os próximos dias 15 a 17 -, terá uma sessão temática sobre Avaliação Educacional, na qual serão abordadas as questões do novo Enem e de grandes avaliações de habilidade e conhecimento que se utilizem do TRI.

Segundo o professor de Departamento de Estatística da UFJF e coordenador da sessão temática, Clécio da Silva Ferreira, o tema foi escolhido aproveitando que o Enem é o assunto do momento, pois ele será o vestibular em várias instituições, incluindo a UFJF. “Esssa sessão tentará inteirar o aluno sobre as utilizações do TRI.”

A primeira palestra da sessão será da professora Maria Inês Fini, que foi coordenadora do primeiro Enem, em 1998. A professora abordará questões sobre o antigo e o novo Enem. A segunda palestra será da coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed-UFJF), Lina Kátia Mesquita de Oliveira, que falará sobre a construção e a interpretação da escala de proficiência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que utiliza o TRI desde sua criação em 1995. A terceira e última palestra da sessão temática será do professor do Departamento de Estatística da UFJF, Tufi Machado Soares, que falará do uso do TRI na produção das escalas de proficiências cognitivas nas grandes avaliações.

Além da sessão temática sobre avaliação educacional, que acontecerá no dia 15, a Semana da Estatística ainda terá palestras e minicursos ao longo da programação. As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 15 ao meio-dia, a taxa de inscrição são duas caixinhas de leite.

Outras informações: (32) 2102-3306 (Departamento de Estatística)

(Publicado no dia 01/10/12, em http://w w w .ufjf.br/secom/2012/10/01/novo-enem-sera-debatido-em-sessao-tematica-na-semana-da-estatistica/)