Fechar menu lateral

Professor é convidado pelo Unicef para participar de workshop no Iêmen

Professor da UFJF, Marcel Vieira é membro eleito do Conselho da International Association of Survey Statisticians (2011-2015)

 Devido ao alto índice de pobreza no Iêmen, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Unicef vêm investindo em programas sociais no país. 

 O professor Marcel de Toledo Vieira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estará em Sanaa, capital do Iêmen, do dia 21 ao dia 27 deste mês, para participar de um workshop com pesquisadores do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que trabalham naquele país.

 Devido ao alto índice de pobreza no Iêmen, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Unicef vêm investindo em programas sociais naquele país. A apresentação que o professor da UFJF fará durante o workshop irá contribuir com recomendações para a condução de uma pesquisa da ONU para ajudar o governo local a investigar se os recursos estão sendo devidamente aplicados. Também é objetivo do levantamento medir o impacto de seus programas de proteção social e bem-estar das crianças.

 No workshop, que acontecerá na sede do Unicef Iêmen, haverá discussão sobre métodos de amostragem que poderão ser adotados para a seleção aleatória (sorteio) dos domicílios e das crianças que participarão da pesquisa. Serão discutidos também os aspectos metodológicos para o planejamento de uma pesquisa domiciliar longitudinal. O professor explica que este tipo de pesquisa, “levanta informações sobre o mesmo domicílio repetidas vezes ao longo do tempo, visando acompanhar a sua evolução e, por exemplo, mudanças nas condições de vida de seus moradores”.

 Para monitorar e avaliar o impacto dos programas, são realizados estudos de avaliação destes projetos sociais. Esta análise tem como base pseudoexperimentos, que comparam uma série de aspectos socioeconômicos de domicílios atendidos pelos programas sociais com moradias semelhantes, porém não beneficiadas.

 Essa é a principal área de atuação do professor, que é membro eleito do Conselho da International Association of Survey Statisticians (2011-2015), possui grande experiência na área de Amostragem, atuando principalmente no tema relativo ao workshop no Iêmen e desenvolvendo diversos projetos de pesquisa. Marcel possui Ph.D. em Estatística pela University of Southampton (2005) e, além de ser professor adjunto da UFJF, é chefe do Departamento de Estatística.

 O professor considera que o convite surgiu justamente devido à experiência que possui e da visibilidade do seu trabalho. “O fato de o Brasil vir exercendo um papel cada vez mais ativo na comunidade internacional, trouxe mais visibilidade também ao próprio país e a tudo que se desenvolve aqui”, observa.

 Professor da UFJF, Marcel Vieira é membro eleito do Conselho da International Association of Survey Statisticians (2011-2015)

 Os projetos incrementados no Iêmen possuem grande semelhança com o programa do Governo Federal brasileiro, o Bolsa Família, que, de acordo com o pesquisador da UFJF, vem apresentando resultados positivos. Ele acredita que este pode ser mais um fator que levou o Unicef a convidá-lo para participar do workshop.

 No país asiático todo o dinheiro investido pelo Unicef é repassado para o governo, que efetua um cadastro de domicílios que necessitam do apoio. Para o domicílio participar, é necessário que suas crianças estejam matriculadas nas escolas e tenham as vacinas em dia. Preenchendo esses requisitos, os menores aguardam em uma lista até poderem ser incluídos de uma só vez no programa. Apesar de serem voltados apenas às crianças, o professor ressalta que “indiretamente outras parcelas da população acabam se beneficiando”.

 Marcel Vieira comenta que, apesar de saber dos riscos que irá correr neste país devido aos seus problemas com segurança e terrorismo, o possível resultado valerá a pena. “Se a pesquisa for realizada de forma bem feita e os responsáveis aplicarem os conhecimentos, as crianças realmente serão beneficiadas e isso me motiva a querer estar lá”, afirma.

 Além do docente da UFJF, também foi convidado a participar do workshop o professor Cristiano Ferraz, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista na mesma área.

 

Sobre o Iêmen

Pertencente ao continente asiático, o Iêmen é um país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia. Sua religião oficial é o islamismo, sendo 99,9% da população muçulmana. É um país que pode ser considerado novo, já que só em 22 de Maio de 1990 foi criada a República do Iêmen, resultando da unificação entre a República Árabe do Iêmen (ou Iêmen do Norte) e a República Democrática do Iêmen (ou Iêmen do Sul)

 A economia do país árabe é predominantemente rural e agrícola, mas, das rendas originadas pelas exportações, 95% são devidas ao petróleo. Apesar disto, o país é considerado o mais pobre do Oriente Médio. A expulsão de mais de um milhão de trabalhadores iemenitas da Arábia Saudita durante a Guerra do Golfo, em 1990, fez com que o Iêmen tivesse um declínio econômico ainda mais acentuado. Atualmente, a renda per capita do país é de 380 dólares e sua dívida pública é relativa a 93% do produto interno bruto (PIB).

 O território do país possui 527,968 Km² (menor que o do estado de Minas Gerais, com 586.528 km²). O número de habitantes é de 24.771.809 milhões de pessoas, sendo as crianças (0-14 anos) correspondentes a 43% da população.

 Outras informações: (32) 2102-3306 (Departamento de Estatística)